Pub.
Pub.
Atualidade

Crónica: São Vicente acordou com uma chuvinha mansa e fresca

Hoje São Vicente acordou com uma chuvinha mansa, fresca e persistente. Foi de curta duração e o molhado na calçada e no asfalto já desapareceu, mas o céu continua nublado, mantendo acesso a esperança, sobretudo por estes dias em que o calor aperta. Uma boa chuvada seria muito bem-vinda.

Apenas quem acordou mais cedo pôde apreciar ou sentir este bónus da natureza. Soube a pouco, até porque a expectativa era de muito mais, sobretudo tendo em conta as informações veiculadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), que anunciou a ocorrência de precipitação com possibilidade de trovoadas nas ilhas.

Publicidade

As previsões para as próximas 48horas indicam que nos dias 7 e 8, sábado à noite e domingo de manhã, o arquipélago estará sob a influência de um sistema de baixa pressão que se encontra localizado a algumas milhas ao Sul de Cabo Verde, deslocando-se na direção Oeste/Noroeste”, informava numa publicação na sua página no Facebook.

Dizia ainda que, durante a sua passagem, condicionará o estado do tempo nas ilhas. Espera-se a ocorrência de precipitação de intensidade variável com possibilidade de trovoadas, redução temporária da visibilidade e o agravamento do estado do mar, com maior incidência nas ilhas de Sotavento.

Publicidade

O céu continua nublado, por vezes muito nublado, mas o sol teima em espreitar por entre as nuvens. Hoje, ao actualizar o estado do tempo, o INMG prevê a ocorrência chuviscos e/ou chuva, essencialmente nas zonas altas de Sotavento. Visibilidade em geal boa (igual ou superior a 10 km), reduzindo-se a moderada ou má (inferior a 5000 metros) durante a precipitação.

A temperatura máxima oscila entre os 29/30º. Esperamos que seja desta que a chuva vem nos falar mantenha, para felicidade de todos, principalmente dos agricultores que estão de olhos postos no céu.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo