Pub.
Pub.
AtualidadeB5

Covid-19: Dois testes negativos, oito novos casos suspeitos

Os testes realizados a dois dos quatro casos suspeitos de coronavírus – dois da Praia, um do Sal e um da Boa Vista – anunciados ontem deram resultados negativos. Há neste momento oito novos casos suspeitos na Boa Vista, cujos exames estão em curso e os resultados serão conhecidos ainda hoje ou amanhã.

As amostras recolhidas aos novos casos suspeitos, provenientes da Boa Vista, chegaram ontem na cidade da Praia depois da conferência de imprensa. Segundo o Director Nacional da Saúde, estes casos ainda estão em estudo e, possivelmente, lá para o final do dia serão conhecidos os resultados. “Também a amostra do Sal está em curso e identifivamos três contactos que viajaram de avião com o primeiro caso positivo da Praia. Dois são do Tarrafal e um do Fogo, todos tiveram resultados negativos.”

Publicidade

Em relação aos casos suspeitos desta terça-feira, de acordo com Artur Correia, são no total sete, sendo seis da Boa Vista e um de São Vicente, sendo que ainda as amostras não chegaram a cidade da Praia. “Significa que os casos suspeitos da Praia todos deram negativos. Não temos nenhum caso suspeito hoje da capital. O caso do Sal continua em curso, o mesmo acontecendo com os oito casos suspeitos da Boa Vista.”

O DNS aproveitou para lembrar que se está a aproximar-se do final  do período de quarentena e que é natural, com o reforço da vigilância epidemiológica, apareçam mais casos suspeitos. “Esperamos que, a medida que o tempo vai passando, os resultados sejam cada vez mais satisfatórios para o país em relação a prevenção e controlo do covid-19.” 

Publicidade

Quanto aos dois casos inconclusivos, Artur Correia explicou que novos exames serão feitos mais tarde para ter mais hipóteses de um resultado conclusivo. Já relativamente aos quatro turistas lusas que desembarcaram em Portugal, provenientes de Cabo Verde, contaminados, este garante que ainda não tiveram qualquer resposta das autoridades daquele país. 

“A única informação que temos neste momento é que estes são pessoas que vieram passar ferias em Cabo Verde em período de incubação. Voltei a reafirmar que temos urgência nas resposta porque há um conjunto de medidas epidemiologica que precisamos adoptar com prováveis contactos,” pontua o DNS, acrescentando que prometeram fazer todos os esforços para que as respostas solicitadas chegam ao nosso país o mais rápido possível.

Publicidade

“Penso que esta demora tem a ver com os problemas que o serviço de informação de Portugal está a enfrentar. Sabemos que estão a lidar com milhares de casos e têm as suas limitações, mas estamos a pressionar todos os dias e vamos insistir de novo até termos as respostas que precisamos”, promete Artur Correia.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo