Pub.
Atualidade
Tendência

Covid-19: Cabo Verde com 622 doentes activos, incluindo os 46 notificados hoje

Pub.

Cabo Verde tem neste momento 622 doentes activos, incluindo os 46 casos confirmados hoje. Destes 42 foram notificados no concelho da Praia, informou o Director Nacional da Saúde, Artur Correia, que lamentou ainda mais dois óbitos.

Segundo Artur Correia, 103 doentes tiveram alta esta segunda-feira, o que perfaz 88% dos 5.817 casos acumulados de infecção pelo novo coronavírus em Cabo Verde desde a notificação do primeiro paciente doente em março passado. “Temos a lamentar hoje dois óbitos de ontem para hoje no concelho da Praia, perfazendo um total de 57. São dois indivíduos do sexo masculino, com 85 e 93 anos”, informa.

Publicidade

Dados de internamento hospitalar apontam para 24 doentes, sendo um suspeito a aguardar exame PCR. Destes, 11 estão no Hospital Agostinho Neto, sendo que dois estão em estado grave. Há ainda 2 doentes internados no Hospital Baptista de Sousa e estão estáveis. “Temos ainda 6 doentes no Santa Rita Vieira, dos quais 5 estão estáveis e 1 em estado crítico. Já o Ramiro Figueira no Sal está sem doentes internados neste momento, enquanto que o João Morais tem 1 casos suspeito. No S. Francisco de Assis estão 6 doentes, sendo um deles um idoso em estado critico.”

O DNS aproveitou ainda a conferencia de imprensa para chamar atenção para o impacto da epidemia, não só a nível sanitário, com também social e económico. “Os diferentes estados de emergência e as medidas tomadas de confinamento e condicionalismo na abertura dos estabelecimentos, nomeadamente económicos e comerciais têm causado prejuízos enormes. Devemos pensar nestas situações.”

Publicidade

A preocupação é maior em relação a ilha de Santiago, particularmente o concelho da Praia que, diz Correia, vai exigir muito de cada um e da responsabilidade em contribuir para prevenção e controlo da epidemia.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo