Cabo Verde tem neste momento 622 doentes activos, incluindo os 46 casos confirmados hoje. Destes 42 foram notificados no concelho da Praia, informou o Director Nacional da Saúde, Artur Correia, que lamentou ainda mais dois óbitos.
Segundo Artur Correia, 103 doentes tiveram alta esta segunda-feira, o que perfaz 88% dos 5.817 casos acumulados de infecção pelo novo coronavírus em Cabo Verde desde a notificação do primeiro paciente doente em março passado. “Temos a lamentar hoje dois óbitos de ontem para hoje no concelho da Praia, perfazendo um total de 57. São dois indivíduos do sexo masculino, com 85 e 93 anos”, informa.
Dados de internamento hospitalar apontam para 24 doentes, sendo um suspeito a aguardar exame PCR. Destes, 11 estão no Hospital Agostinho Neto, sendo que dois estão em estado grave. Há ainda 2 doentes internados no Hospital Baptista de Sousa e estão estáveis. “Temos ainda 6 doentes no Santa Rita Vieira, dos quais 5 estão estáveis e 1 em estado crítico. Já o Ramiro Figueira no Sal está sem doentes internados neste momento, enquanto que o João Morais tem 1 casos suspeito. No S. Francisco de Assis estão 6 doentes, sendo um deles um idoso em estado critico.”
O DNS aproveitou ainda a conferencia de imprensa para chamar atenção para o impacto da epidemia, não só a nível sanitário, com também social e económico. “Os diferentes estados de emergência e as medidas tomadas de confinamento e condicionalismo na abertura dos estabelecimentos, nomeadamente económicos e comerciais têm causado prejuízos enormes. Devemos pensar nestas situações.”
A preocupação é maior em relação a ilha de Santiago, particularmente o concelho da Praia que, diz Correia, vai exigir muito de cada um e da responsabilidade em contribuir para prevenção e controlo da epidemia.