Pub.
Pub.
Atualidade

Conversa aberta e intensa sobre importância do voto na E.S. Augusto Pinto

Duas turmas de alunos do 11º ano da Escola Secundária José Augusto Pinto participaram hoje em uma conversa aberta e intensa sobre o tema “Práticas Eleitorais e Participação da Juventude Cabo-verdiana” e teve como ponto de partida o desenvolvimento da cultura política nos jovens. A conversa teve como intenção principal a sensibilização da cultura política teve como oradores o jurista jovem Yannick Andrade e o estudante de Ciências Políticas e Relações Internacionais da Universidade do Mindelo, Abimael Gomes, com mediação de Cleydir Lizardo.  

Em entrevista ao Mindelinsite, Jennifer Ramos explicou que a ideia era fazer esta conversa aberta sobre práticas eleitorais antes do início deste ciclo, que arrancou com as autárquicas de 25 de outubro e legislativas de 18 de abril e que termina com às presidências de 17 de outubro, mas, infelizmente, não foi vista com “bons olhos” pelas direcções das escolas secundárias de São Vicente. “Na altura, as escolas alegaram que a iniciativa poderia ser vista como um movimento para influenciar os jovens. Por isso decidimos aguardar e realizar as conversas abertas agora”, explica Jennifer Ramos, realçando que hoje conseguiram reunir com duas turmas do 11º ano de escolaridade. “Inicialmente pretendíamos conversar com alunos do 12º ano, mas, como estão em PGI, ficariam muito sobrecarregados. Mas os alunos do 11º mostraram genuíno interesse no tema e levantaram questões pertinentes.”

Publicidade

A entrevistada deste diário digital garante que, o que se pretende com esta iniciativa é incentivar os jovens a participar na vida política nacional, reduzindo a abstenção e criando uma consciência para a importância do seu voto. Mais pragmático, Cleydir Lizardo elenca os objectivos específicos pretendidos: explicar o processo eleitoral e a importância do voto consciente, trabalhar na importância do voto, capacitar nos jovens o espirito de liderança politica, promover uma reflexão crítica a cerca dos conceitos de cidadania e escolha eleitoral.

Ainda: capacitar os jovens no reconhecimento dos problemas da sua localidade, elevando assim a sua capacidade de participação e dota-los de conhecimento a cerca da importância da escolha dos seus representantes. O impacto esperado são jovens conscientes sobre a importância do voto, abstenção eleitoral reduzida e a maior qualidade da democracia cabo-verdiana.

Publicidade

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo