Pub.
Pub.
Atualidade

CNE condena MpD, Governo e TCV por violação da lei eleitoral

A CNE – Comissão Nacional de Eleições condenou hoje o Movimento para Democracia, o Governo e a Televisão de Cabo Verde por violação da lei eleitoral. Enquanto responsável pela gestão do processo eleitoral do país, a CNE vai agora remeter ao Ministério Público uma queixa contra o Governo por ter apresentado, fora do período legal, estudos sobre aeroporto internacional de Santo Antão e alargamento do porto do Porto Novo, estas duas denunciadas na terça-feira pela UCID em conferencia de imprensa.

As queixas ocorridas desde que foi marcada a data das eleições legislativas foram analisadas ontem na reunião ordinária da CNE. Esta decidiu condenar a TCV pela emissão do tempo de antena do MpD no dia 26 de fevereiro às 20h, fora do período legal, conforme o artigo 117 do Código Eleitoral, conjugado com o artigo 67 da Lei da Televisão e o 329 da Lei Eleitoral, descreve o online Santiago Magazine. Mas partes das deliberações da CNE também começam a ser divulgadas no facebook.

Publicidade

Paralelamente, a CNE decidiu remeter ao MP uma queixa contra o Governo, devido ao lançamento em Santo Antão de dois estudos, o do aeroporto internacional e o relativo ao alargamento do porto, ambos no município do Porto Novo. Entende a Comissão Nacional das Eleições que, com estes dois actos, o Governo violou os artigos 97 da Lei Eleitoral, conjugado com o 290. Determinou igualmente a suspensão da resolução n.º 31/2021 de 05 de março sobre as moratórias para Casa para Todos, até o dia 18 de abril.

Ao MpD, a CNE determinou a remoção de todos os cartazes do partido colocados na rua de Lisboa em São Vicente e na Achada Santo António na Praia “por serem violação da lei eleitoral em matéria de início de campanha”. As regiões políticas têm remover os cartazes imediatamente.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo