Pub.
Pub.
Atualidade

CMSV está a trabalhar projectos para lixeira em Ribeira de Julião 3

O presidente da Câmara de S. Vicente afirmou hoje em conferência de imprensa que a autarquia não está a realizar trabalhos na lixeira porque esta vai ser desactivada para dar lugar a uma nova, localizada em Ribeira de Julião 3. Apesar disso, Augusto Neves – que respondia aos presidentes da UCID, sobre a lixeira, e da Comissão Política Regional do PAICV, sobre a Estação de Tratamento das Águas Residuais – considera que esses dois políticos não têm moral para falar do ambiente. Isto porque, diz, o primeiro foi vereador durante três mandatos e nunca apresentou nenhum projecto na sua área, enquanto que o segundo é líder do partido que fez as obras da 3ª Fase do Plano Sanitário, que estão a ser corrigidas pela CMSV.

Para Neves, tanto António Monteiro como Alcides Graças deveriam ter vergonha de falar do ambiente em São Vicente. Isto porque, afirma, enquanto dos dois falam obsessivamente sobre a lixeira e a ETAR, a Câmara está a trabalhar. Cita, como exemplo, o plano estratégico nacional de prevenção e gestão dos resíduos sólidos e implementação de planos operacionais em São Vicente, em parceira com o Governo, que consistem na implementação de um sistema de recolha, transporte e valorização dos resíduos e no desenvolvimento de infraestruturas de tratamento do lixo, que vão culminar com o encerramento e requalificação da lixeira.

Publicidade

Quanto à ETAR, explica, através de financiamento do Fundo do Ambiente, as obras já começaram. “As obras consistem na limpeza das lagoas e instalação de equipamentos de controlo de qualidade das águas residuais. Também vamos levantar o muro em alvenaria e melhorar a vedação, reparar os rebordos de talude e reabilitar as passadeiras em betão”, enumera.

Instado a confirmar se a UCID entregou na CMSV um projecto de incineradora como afirmou Monteiro, o edil Augusto Neves diz que há apenas ideias, mas nada de concreto. “Não há nenhum projecto. Mas volto a repetir que o Monteiro devia ter trabalhado as suas ideias quando estava na Câmara como vereador. Ele teve muito tempo, mas usou a sua vereação para outros fins.”

Publicidade

Já em relação à lixeira municipal, reconhece que a CMSV não está a efectuar nenhum trabalho no local porque vai ser desactivada. “Estamos em processo de melhoria do Plano Director Municipal, tendo em conta a Zona Económica Especial da Economia Marítima que vai ser mais abrangente e que desloca a lixeira para outro espaço. Os projectos que estamos a trabalhar são para a nova lixeira, que será um aterro com melhores condições e onde o lixo receberá um tratamento adequado. Esta vai ficar na Ribeira de Julião 3.”

Constânça de Pina

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo