Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Cidade da Praia recebe reunião de Alto Nível dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento

Cabo Verde realiza nos dias 15 e 16 de maio uma reunião de Alto Nível dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento da região do Atlântico, Oceano Índico e do Mar do Sul da China (SIDS AIS). O objectivo é criar um espaço de diálogo estratégico sobre os assuntos de interesse comum e sobre o futuro do grupo AIS, adoptar uma ‘Declaração da Praia’, contendo linhas de ação para a atuação do grupo na arena regional e internacional e da proposta de formalização do grupo, estabelecimento de mecanismo de coordenação e decisão sobre o seu secretariado, de entre outras medidas. 

De acordo com um comunicado do Governo, os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento da região AIS – Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Seicheles, Comores, Maurícias, Maldivas e Singapura – enfrentam desafios únicos devido à sua dispersão geográfica e diversidade socioeconómico e cultural. No entanto, partilham preocupações comuns como a gestão sustentável dos recursos marinhos, a adaptação às mudanças climáticas e o desenvolvimento económico.

Publicidade

“A dispersão dos seus membros tem implicado dificuldades acrescidas na coordenação. Até ao presente, o grupo não conseguiu estabelecer um mecanismo de coordenação ou de encontros regulares, tal como os modelos estabelecidos no Fórum do Pacífico e no CARICOM, para os SIDS do Pacifico e das Caraíbas, respetivamente”, esclarece o Executivo, realçando que aimplementação de uma estrutura inspirada desses modelos, no caso do Grupo AIS, poderia melhorar a coordenação e fortalecer a unidade entre os membros do grupo, apesar da distância física que os separa.

A concertação regional, sublinha, será fundamental para a criação de estratégias coesas de cooperação e de mobilização de recursos de modo a permitir, neste caso ao Grupo AIS, enfrentar de forma coordenada os seus desafios e oportunidades, muitos dos quais partilhados. Reforça que as mudanças climáticas e a mobilização de financiamento, incluindo a gestão da dívida pública são alguns dos obstáculos que exigem uma resposta coordenada e estratégica. “Trata-se, por outro lado, de aproveitar a conjuntura favorável no seguimento da realização da 4a Conferência Internacional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS4) em Antígua e Barbuda e da adoção do respetivo Plano de Ação, assim como da adoção pela ONU do Índice Multidimensional de Vulnerabilidade (MVI), dando a possibilidade aos SIDS de defender os seus múltiplos interesses”, atesta. 

Publicidade

O Governo alega que a região prepara-se para assumir a Presidência da Aliança dos Pequenos Estados Insulares em 2027 e a acolher a 5ª  Conferência Internacional dos SIDS em 2034, representando ambas oportunidades para a região reforçar seu papel Intra-SIDS e nos fóruns multilaterais, na defesa de interesses comuns a todos os SIDS. Entende ainda que a interação e o fortalecimento das relações são fundamentais para enfrentar os desafios do cenário internacional contemporâneo. “Uma plataforma de coordenação, estruturada através de reuniões regulares, fóruns online ou workshops e, eventualmente, com o apoio de um Secretariado rotativo, permite aos membros compartilhar ideias, discutir questões de interesse comum e colaborar na construção de um futuro coletivo,” declara.

Na reunião da Praia pretende-se adotar uma declaração, contendo linhas de ação para a atuação do grupo na arena regional e internacional; uma proposta de formalização do grupo, o estabelecimento de mecanismo de coordenação e a decisão sobre o seu secretariado, assim como consensos sobre o seu funcionamento tais como realização de reuniões regulares, fóruns online ou workshops. Ainda: análise da candidatura do AIS para a Presidência da AOSIS, Draft Roadmap do AIS sobre a SIDS5, troca de informações, experiências, estratégias de resiliências entre as delegações dos países participantes.

Publicidade

São esperados nesta reunião todos os Estados membros, entre Chefes do Governo, Ministros dos Negócios Estrangeiros, Embaixadores e Diretores Gerais.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo