Censo 2021: INE alarga prazo de recolha de dados até 7 de julho
O Instituto Nacional de Estatística alargou o prazo da recolha de dados do V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021) por mais uma semana, ou seja, até 7 de julho. Este alargamento é justificado para se tentar resolver os pendentes, nomeadamente os casos recusas, dificuldades de encontrar pessoas em casa e para verificação técnica dos trabalhos.
O INE destaca a “enorme importância” da participação de todos neste processo para o futuro de Cabo Verde. Neste sentido, pede aos agregados familiares e indivíduos que ainda não foram recenseados a agendar as suas entrevistas, através dos números de telefone 8002008/3336638 ou 9910429.
Frisa ainda o facto de, no V Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH-2021), serem inquiridos toda a população, que no momento da recolha de dados se encontre no território nacional, quer nos alojamentos familiares, quer nos coletivos. “Os resultados do RGPH – 2021 têm uma imensurável importância”, assegura em comunicado.
Desde logo, refere, permitem facilitar o diálogo entre as autoridades a nível central e local, assim como entre o Governo e os parceiros de desenvolvimento, sobretudo na formulação, seguimento e avaliação de políticas e estratégias públicas, mormente o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS).
Paralelamente, também faculta, entre outros, indicadores para os compromissos internacionais nomeadamente as Agendas, a Mundial 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e a Africana 2063.
Foto: INE