Celebrações oficiais do 50.º Aniversário da Independência arrancam em São Vicente

São Vicente recebe a partir desta terça-feira, 22 de abril, várias actividades organizadas pelo Governo, como exposições, rodas de conversa, desfiles e concertos integrados nas comemorações do 50.º Aniversário da Independência Nacional.
Assim, para o primeiro dia, está agendada a abertura de uma exposição sobre o 25 de abril de 1972 no Centro Cultural do Mindelo, seguido de um espetáculo de música tradicional com Edson Oliveira. No dia seguinte, quarta-feira, o Parque Nhô Roque recebe o Avelino Chantre, que fará um show de dança tradicional e contemporânea, e uma roda de conversa sbre “A identidade cabo-cabo-mediana e o processo da Independência”.
As artes performativas ganham o palco das celebrações na quinta-feira, 24, com um desfile de moda de época aos nossos dias no Pedonal – rua Cristiano Sena Barcelos – e música e memória com Fábio Ramos, na Praça Amílcar Cabral. Enquanto que para sexta-feira, dia 25 de abril, está agendado uma sessão de abertura oficial e concerto no Centro Nacional de Arte e Design do Mindelo (CNAD).
Em destaque para este dia, no CNAD, estão um cíclico de concerto a quatro mão com Jorge Humberto, assinatura de protocolos que diversas organizações, designadamente Atlantic Music Expo/Kriol Jazz Festival, Mindelact e Juventude em Marcha e intervenções do presidente da Câmara Municipal, do embaixador de Portugal em Cabo Verde e do Primeiro-ministro.
Do programa consta ainda uma visita de Ulisses Correia e Silva à exposição sobre o 25 de abril no CCM, onde assiste ainda uma sessão de poesias da liberdade com o Mindelact. Mais tarde, por volta das 20 horas, haverá um concerto comemorativo na Rua de Lisboa com Rodji (Santo Antão), Kings e Risa Sanches (São Vicente) e Gil Semedo (Santiago) e um show pirotécnico.
Para o encerramento, sábado, 26 de abril, está agendada uma apresentação da tradição popular com a Associação Kolá Sanjon na Praça D. Luís e, a partir das 21 horas, um show festa com mostras de trajes do Carnaval de São Vicente na rua de Lisboa, com atuação de Gai, Edson Constantino Cardoso e Vlú.