Pub.
Pub.
Atualidade

Cabo Verde vai abrir consulado-geral em Londres

O Governo pretende abrir um consulado-geral em Londres, no Reino Unido, em 2020, segundo o programa Novo Paradigma da Diplomacia de Cabo Verde, que consta da proposta de lei do Orçamento do Estado de 2020. Para o efeito, estão reservados 1.405 milhões de escudos, um aumento de 7,9%, face à dotação atribuída para 2019. 

Esse valor, lê-se, é “justificado, em grande parte, pela previsão de abertura do consulado-geral em Londres”, que diz ainda que a instalação do consulado-geral na capital britânica – onde Cabo Verde conta apenas com um cônsul honorário – prevê um custo, no OE de 2020 de 40 milhões de escudos .

Publicidade

O orçamento para a diplomacia conta ainda com um reforço para “viabilização da agenda diplomática relativa à presidência cabo-verdiana” da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que termina no próximo ano. “O aumento previsto para 2020 demonstra a importância assumida pelo Governo no que concerne à política externa, e também advém de uma maior transparência dos fundos transferidos e afectos às embaixadas e postos consulares”, refere-se no documento de apoio à proposta de OE, em discussão na Assembleia Nacional até dezembro.

De acordo com informação do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Cabo Verde conta com embaixadas na Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, China, Cuba, Senegal, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Luxemburgo e Portugal, e consulados-gerais em Roterdão (Holanda), Boston (Estados Unidos) e São Tomé e Príncipe, além de vários cônsules honorários.

Publicidade

“Para a área da diplomacia e política externa, é intenção do Governo adaptar-se e adequar-se aos novos contextos nacionais e externos, mais exigentes, mais competitivos, mais seletivos e mais complexos, o que exigirá uma reconfiguração, redimensionamento e modernização de serviços diplomáticos e consulares, adaptando-os aos novos objetivos específicos”, lê-se ainda no documento, sobre o novo paradigma de Cabo Verde em matéria diplomática e relações externas.

Fonte: Lusa.pt

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Boa noticia para os Caboverdianos que vivem na Inglaterra! Mas também devem lembrar dos Caboverdianos que vivem em Skandinavia, nao temos nem Embaixada nem Consulado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo