Cabo Verde está na AG da ICAO no Canadá e preside sessão plenária da CVIF em Boston
O ministro do Turismo, Transportes e Economia Marítima, José Gonçalves, esta em Montreal, Canada, a chefiar uma delegação que representa Cabo Verde na 40a sessão da assembleia da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), que decorre de hoje, 24, até o dia 04 de Outubro. O evento trienal reúne todos os membros desta organização especializada das Nações Unidas.
Esta assembleia conta com a presença de mais de mil delegados, incluindo ministros, diplomatas e responsáveis da indústria aeronáutica, dos transportes aéreos e infraestruturas, bem como de representantes das finanças, economia e turismo, representando os 101 Estados-membros da ICAO. Os participantes vão debruçar-se sobre questões relacionadas com a aviação civil, nomeadamente na forma como os Estados-membros e os agentes aeronáuticos irão gerir o problema do ruído das aeronaves e a qualidade do ar. Ainda sobre a aviação internacional e o câmbio climático, o plano de compensação e redução de carbono para a aviação internacional (CORSIA).
Cabo Verde realizou em Março, na ilha do Sal, a primeira conferência ministerial sobre “Turismo e Transportes Aéreos em Africa”, evento que reuniu 37 países de todo o continente e em que se debateu a facilitação de vistos dos países africanos e a adesão plena ao Mercado Único de Transportes Aéreos em África, pelo que vai estar em posição de destaque nesta 40. AG da ICAO, conforme diz uma nota do Governo. Este lembra que o país saiu com nota positiva deste encontro, tendo em conta que foi pioneiro na aviação e é exemplo para vários países, dada a instalação da FIR Oceânica e da sua zona de controlo aéreo. Além o arquipélago tem apostado nas novas tecnologias aeroportuárias e fomento do mercado único africano.
Amanhã, quarta-feira, 25, José Gonçalves apresenta na AG da ICAO uma comunicação sobre os avanços conseguidos por Cabo Verde nos últimos três anos a nível da aviação civil, nos domínios da segurança, transporte aéreo e questões ambientais. Vai falar ainda de outros ganhos do sistema de aviação civil nacional, nomeadamente do sistema de supervisão existente no país, das auditorias e dos resultados do ICVM (ICAO Coordinated Validation Mission), com aumento da implementação efectiva em quase 15%, passando o Estado a estar no top 5 a nível africano.
Paralelamente, Gonçalves terá encontros particulares com o presidente do Conselho da ICAO e com ministros dos transportes e turismo de vários países que vão participar desta AG com os quais Cabo Verde mantem ou procura relações de cooperação. O ministro, enquanto líder da implementação do Plano de Acção de Santa Maria, vai presidir os encontros de trabalho com potenciais financiadores da implementação da declaração do Sal, junto com a Nigéria, país que preside o Grupo Africano da ICAO.
No regresso de Canada, o ministro presidirá a sessão “Cabo Verde, o novo destino turístico” da Cabo Verde Investiment Forum, em Boston, EUA.
O fala Barato ..Propagandista ..FALA muito –Nada acontece. nunca foi REAL.só planea a sua viagen (viagen a russia, CANADA USA;o próximo será SIRIA IRAO ) Muita VIAGEN. com.o seu repertoá BLABLA;; Nada acontece para ajuda aos Criolos…carregado de Cargos pra ganhar muita PENSAO ,,