Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Cabo Verde e Portugal reforçam cooperação para os próximos dois anos

Ulisses Correia e Silva e Luís Montenegro vão co-presidir a VII Cimeira Cabo Verde – Portugal, marcada para o dia 28 de janeiro, no Palácio das Necessidades, em Lisboa, Portugal. O certame, que contará com presença de importantes delegações ministeriais, tem por objectivo reforçar cooperação e definir as principais linhas de aprofundamento para os próximos dois anos. 

Segundo a Chefia do Governo, durante o encontro serão assinados vários instrumentos bilaterais, protocolos e outros acordos de cooperação, reforçando os laços históricos e a estreita amizade entre os dois Estados e os seus povos. A vertente económica e o desenvolvimento sustentável mútuo, diz o executivo em nota de imprensa, estarão no topo da agenda. 

Publicidade

Paralelamente, prossegue, terá lugar, no mesmo dia, o Fórum Económico Portugal – Cabo Verde, subordinado ao tema “Parceiros estratégicos no investimento nas transições energética e digital”. O evento reunirá investidores e representantes do setor privado de ambos os países, com o propósito de aprofundar ainda mais as relações económicas bilaterais. O encerramento do fórum será presidido por Ulisses Correia e Silva e Luís Montenegro. 

Entre os setores a ser debatidos durante a Cimeira contam-se o ambiente e a transição energética, o Acordo de Mobilidade da CPLP, a formação profissional, a saúde, a educação e o ensino superior, a defesa, a segurança e a justiça, com vista a reforçar a parceria estratégica entre Cabo Verde e Portugal. 

Publicidade

De referir que esta cooperação encontra-se plasmada no Programa Estratégico de Cooperação (PEC) 2022–2026, que serve de orientação para as relações bilaterais. Merece também especial atenção o programa de conversão de dívida pública em investimento verde até 2030, um projeto bilateral que tem sido considerado um exemplo de cooperação sustentável nos fóruns internacionais.

Igualmente, durante a VII Cimeira, será assinado um Memorando de Entendimento relativo à disponibilização de uma linha de crédito para projetos de investimento empresarial, com o objetivo de promover o investimento privado e desenvolver projetos estruturantes. Este acordo abrange vários instrumentos de mitigação de riscos e de alavancagem de recursos privados.

Publicidade

A Cimeira constituirá ainda um momento para se abordar temas importantes da agenda internacional, nomeadamente no que respeita ao combate às alterações climáticas, à reforma da arquitetura institucional de governação global, política e económica, incluindo a situação politica e securitária no Sahel e na CEDEAO.

À margem da Cimeira, o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, será recebido na manhã do dia 27 em visita de cortesia pelo Presidente da Câmara de Lisboa e, à noite, terá um encontro com a comunidade cabo-verdiana, com a presença dos Chefes do Governo de Cabo Verde e de Portugal.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo