
A equipa de robótica de Cabo Verde, composta por cinco alunos das escolas secundárias de São Vicente, conquistou dois prémios no 9º concurso First Global 2025, que ocorreu na cidade do Panamá, de 29 de outubro a 1 de novembro, revelou em exclusivo ao Mindelinsite o professor João Pinheiro.
De acordo com este docente, um dos prémios conquistados pelo Team C. Verde é sobre todo o percurso dos trabalhos da equipa, em imagens desde o lançamento do desafio, em fevereiro de 2025. O segundo é sobre uma história da equipa no contexto do seu país em relação às tecnologias STEM, que incluem informática, robótica, electrónica, computação, software e hardware.
“Eram esperadas mais de 190 equipas mas só conseguiram viajar 181. Cabo Verde ficou no 95° do ranking global. Entre os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) todos os presentes ficaram em 4° depois de Portugal (25), S. Tomé e Príncipe (52) e Brasil (59)”, detalhou.
O First Global é um evento no estilo das Olimpíadas onde estudantes do ensino médio de diferentes países participam de um desafio de robótica e inovação. Este ano o tema escolhido foi “Eco Equilibrium”. Cabo Verde marcou presença em todas as edições, designadamente em Washington (2017), México (2018), Dubai (2019), Suíça (2022), Singapura (2023), Grécia (2025).
Nos dois anos da pandemia da Covid-19, o evento foi organizado em formato online e mesmo assim Cabo Verde esteve presente. Em todas as vezes, as participações de Cabo Verde foram financiadas pela organização. A equipa nacional, refira-se, é constituída por alunos dos 14 aos 18 anos, ou seja, do 9º ao 12º ano de escolaridade. Pela primeira vez é composta por 60% de meninas.






