Cabo Verde com expectativas positivas sobre visita de quatro dias de João Lourenço
O Presidente da República de Angola realiza de 13 a 16 de março uma visita de Estado a Cabo Verde, a convite do seu homologo José Maria Neves. Trata-se de uma retribuição da primeira deslocação oficial do Chefe de Estado, em Janeiro passado, logo que foi eleito, o que, diz nota da presidência, constitui um testemunho das históricas relações de fraternidade entre os povos cabo-verdianos e angolanos. Para além da capital, João Lourenço visitará alguns lugares de interesse económicos na ilha de São Vicente.
João Lourenço será acompanhado da Primeira Dama, Ana Lourenço, dos Ministros das Relações Exteriores e dos Transportes e de altos funcionários da Presidência da República de Angola e cumprirá um intenso Programa na Praia e Mindelo. Do programa da visita, constam um encontro entre os dois Chefes de Estado na Capital, intervenção do Presidente de Angola no Parlamento em uma sessão especial, a convite de Austelino Correia, e um encontro com o o Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, ocasião em que as partes vão assinar importantes acordos.
Destaca-se, ainda, a recepção das chaves da Cidade, das mãos do Edil da Praia e momentos de grande simbolismo, como os da deposição de coroa de flores no Memorial de Amílcar Cabral e da visita à Fundação Amílcar Cabral. A comitiva angola deverá, igualmente, efetuar uma deslocação à Inpharma.
Em Mindelo, JMN e João Lourenço visitarão pontos de interesse económico, tais como a Frescomar e a Estação de Produção de Água dessalinizada, após o Presidente angolano receber as Chaves da Cidade de Mindelo. Está ainda prevista uma visita à Universidade Técnica do Atlântico e uma cerimónia solene no Palácio do Povo. “Esta visita vem consolidar as relações de amizade e cooperação entre os dois países e conferir ao relacionamento bilateral uma dimensão consentânea à longa história comum, à intensa sintonia cultural e ao excelente entendimento politico que sempre vigorou entre Angola e Cabo Verde”, lê-se no comunicado da presidência.
A anteceder esta visita, decorre a partir de hoje e até o dia 14, a VIII Comissão Mista Cabo Verde – Angola, cuja abertura foi co-presidida pelos chefes da diplomacia, Rui Soares, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, e o embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores de Angola.
Segue-se uma reunião entre as delegações técnicas nas instalações do ministério em Achada S. António. Prevê-se para segunda feira, 14, a assinatura de alguns documentos jurídicos no domínio dos transportes aéreos e da promoção e proteção reciproca de investimentos, testemunhados pelo PR de Angola, João Lourenço, e o Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, no Palácio do Governo.