Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

Cabo Verde celebra 80 anos das NU e 50 anos de parceria com diálogo intergeracional

O Sistema das Nações Unidas assinala esta sexta-feira, 25, os 80 anos da criação da organização num ano em que se comemora também os 50 anos da presença da ONU em Cabo Verde e os 50 anos da Independência. Para celebrar a dupla efeméride, realiza diálogo ntergeracional sobre o papel das Nações Unidas e a sua parceria histórica com Cabo Verde.

Diz a instituição que, mais do que uma data comemorativa, este é um momento de reflexão e renovação do compromisso com os princípios fundadores da Carta das Nações Unidas: a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento, que continuam a orientar o trabalho da organização em todo o mundo.

Publicidade

Sob o lema “Somos melhores Juntos”, as Nações Unidas em Cabo Verde promovem hoje, uma celebração que reunirá Representantes do Governo de Cabo Verde, o pessoal ativo e reformado, o Corpo Diplomático e autoridades nacionais e a sociedade civil, num diálogo intergeracional sobre o papel das Nações Unidas e a sua parceria histórica com Cabo Verde.

O evento terá lugar na cidade da Praia e contará com a presença da Ministra do Estado, da Defesa Nacional, da Coesão Territorial, da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, da Coordenadora Residente das NU, Patrícia Portela, do Decano do Corpo Diplomático, o Embaixador do Senegal, Ely Sy Beye, entre várias outras personalidades.

Publicidade

A cerimónia incluirá também uma visita à exposição “Cabo Verde e as Nações Unidas 50+ – Das Cantinas Escolares à Inteligência Artificial”, que retrata cinco décadas de cooperação e progresso conjunto, e culminará com um momento cultural e de confraternização entre os participantes. “Mais do que olhar para o passado, esta é uma oportunidade para refletirmos sobre o presente e reafirmarmos o nosso compromisso com um futuro mais justo e mais humano. Um futuro construído baseado na solidariedade entre os povos, na dignidade humana e no desenvolvimento sustentável”, destaca Patrícia Portela.

Com 80 anos de história global e 50 anos de presença em Cabo Verde, as Nações Unidas renovam o seu compromisso de continuar a apoiar o país na aceleração da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Publicidade

Nascida das cinzas da II Guerra Mundial, as Nações Unidas são o resultado de um compromisso global para «salvar as gerações futuras do flagelo da guerra», diz. É um lugar onde todas as nações, grandes e pequenas, podem se reunir para resolver problemas que nenhum país consegue resolver sozinho.

Em Cabo Verde, prossegue, existem 20 agências, fundos e programas que integram a equipa das Nações Unidas. Juntos, trabalham lado a lado para apoiar as ambições de desenvolvimento do país, no  Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde 2023-2027, alinhado com as prioridades do Governo e com a Agenda 2030.

Conclui dizendo que, no âmbito do Quadro de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde 2023-2027, orçado em cerca de 116 milhões de dólares americanos, já foram mobilizados 47 milhões em donativos para serem investidos no desenvolvimento do país.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo