CA da Enapor e CEMFA avaliam condições do cais de atracação e das infraestruturas no Porto Grande destinadas à Guarda Costeira

O Conselho de Administração da Enapor, representado pelo Presidente, Ireneu Camacho, e pela Administradora Executiva, Eneida Gomes, recebeu, em reunião de trabalho, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Contra-Almirante António Duarte Monteiro, acompanhado pelo Comandante da Guarda Costeira, Capitão-de-Mar Armindo António da Graça, e pelo Comandante da Esquadrilha Naval, Capitão-de-Patrulha Kahbi Batista.
O encontro, diz a empresa, teve como objetivo avaliar as condições do cais de atracação e das infraestruturas destinadas à Guarda Costeira no Porto Grande. Foram também identificadas as necessidades de melhoria e oportunidades de colaboração que garantam a eficiência, segurança e adequação das instalações às operações das unidades navais e às movimentações logísticas associadas.
A visita do Chefe do Estado Maior das Forças Armadas integra as celebrações do 32.º aniversário da Guarda Costeira, que vai ser assinalado este sábado em São Vicente com um acto militar. O evento, de acordo com uma nota enviada à redação do Mindelinsite, contará com a presença do CEMFA, e ainda entidades civis e militares, locais e nacionais, que vão prestigiar a data de “relevante significado” institucional e histórico para a Guarda Costeira e para as Forças Armadas de Cabo Verde.
A Guarda Costeira de Cabo Verde foi criada em 1993 e o dia 11 de Outubro foi instituído para a celebração por ser a data de nascimento do seu patrono, o comandante Eduardo Silva Santos. Integra o organograma das Forças Armadas, com foco na defesa e protecção dos interesses económicos do país no mar sob jurisdição nacional e ao apoio aéreo e naval às operações terrestres e anfíbias.
Tem como missões chaves o patrulhamento, a fiscalização, a vigilância e a protecção dos mares nacionais, bem como apoiar em caso de busca e salvamento.