Arranca esta quinta-feira, oficialmente, a campanha eleitoral para as nonas eleições autárquicas, marcadas para 01 de Dezembro. Mas os apelos ao voto começaram antes, desde que as candidaturas foram tornadas publicas. Em São Vicente, são cinco as candidaturas, sendo a do MpD encabeçada por Augusto Neves, da UCID por António Monteiro, do PAICV por António Duarte, Soncente Katem Parada de Nelson Lopes e Movimento Autónomo de Carlos Araújo.
O MpD, partido que governa a Câmara Mnicipal de São Vicente há décadas, inicia esta caminhada com um pequeno comício na zona do Madeiralzinho, depois de ter inaugurado a sua sede de campanha na rua de Lisboa na terça-feira. Já a UCID estará em Fonte Francês, zona onde se sente em ‘casa’, enquanto o PAICV arranca em Alto Solarine, bairro tradicionalmente tido como sendo ‘amarelo’.
Soncente Katem Parada está em porta-a-porta ao longo desta manhã em Monte Sossego e, à tarde, vai percorrer as casas de Ribeira d’Vinha para uma abordagem mais directa. Amanhã o movimento faz o seu primeiro comício-festa na rua 1 de Monte Sossego. Já Carlos Araújo diz que não pretende fazer comícios, apenas contactos directos, sendo que hoje estará em Chã d’Alecrim.
Entretanto, para o dia 22, pretende inovar e promover uma gala de ‘papa q’leite’ na rua de Lisboa. Segundo Araújo, as pessoas são convidadas a estarem com a candidatura e, de forma humilde, partilhar uma refeição, sendo que a responsabilidade para levar tanto a papa como o leite é dos participantes.
Em todo Cabo Verde existem 62 listas a disputarem às câmaras municipais. O PAICV e o MpD são os únicos partidos a concorrer em todos os concelhos. Neste momento, o partido ventoinha lidera o mapa autárquico com 14 câmaras, seguido do PAICV com oito – Boa Vista, Mosteiros, Praia, São Domingos, Santa Cruz, São Filipe, Ribeira Grande de Santiago e Tarrafal.
A UCID se posiciona como a terceira força política, apresenta-se em 11 municípios, o Partido do Trabalho e da Solidariedade concorre em dois e há ainda cinco candidaturas de grupos independentes. O Partido Popular candidata-se a três assembleias municipais, sem listas concorrentes a câmaras.
Cerca de 352 mil eleitores estão inscritos, um aumento de cerca de dez mil face às últimas eleições presidenciais de Outubro de 2021. Cerca de metade estão em três municípios: a capital, Praia, com 26% dos eleitores, 16% no município de São Vicente e 8% em Santa Catarina, no interior da ilha de Santiago.
Com o menor número de votantes estão Brava (4.618), Santa Catarina do Fogo (4.275) e Tarrafal de S. Nicolau (4.245). Há 3369 estrangeiros inscritos, sobretudo nas ilhas da Boa Vista, representando 10%, e Sal 4% do total dos eleitores, respectivamente. No dia de votação haverá 1079 mesas de votos.