Pub.
Pub.
Atualidade

Serviço militar: Jovens com mais de 26 anos obrigados a apresentar-se no Centro de Instrução do Morro Branco

A decisão das Forças Armadas de Cabo Verde de recrutar pessoas que nasceram em 1991/2, ou seja com 26 e 27 anos, está a provocar descontentamento e apreensão entre estes jovens, que questionam a justeza desta medida. O Comandante da 1ª Região Militar, José Rui Neves, garante que esta não é uma medida de excepção e também não há violação da lei, até porque, enquanto estado de direito democrático e a lei prevê serviço obrigatório até aos 35 anos. “Percebemos que muitos jovens pediam adiamento, alegando estarem inscritos em universidades, que nunca frequentavam. Trata-se de um subterfúgio para fugir da tropa”, alega.   

Publicidade

A informação, em jeito de alerta, está a circular nas redes sociais e foi retomada pelo Provedor do Mindelo, que publicou uma nota com uma série de inquietações de um munícipe. Este informa que, este ano, as Forças Armadas de Cabo Verde (FACV) estão a recrutar jovens que nasceram a partir do ano de 1991. A mesma fonte reconhece que esta medida não é contra a lei, sendo que este diz que qualquer cabo-verdiano pode ser chamado para servir a pátria até aos 35 anos, desde que esteja apto.

Mas levanta uma série de questões: “Será isso justo, visto que não há nenhuma razão aparente? Será justo chamar para as FA um jovem/adulto com 26 ou 27 anos, com formação superior ou não, que esteja a trabalhar com contrato em alguma empresa? Será justo chamar um adulto com vida praticamente encaminhada, visto que muitos já têm família constituída e muitas destas famílias, com certeza, dependem deles”, indaga, lembrando que muitos destes jovens, que terão de apresentar-se no Centro de Instrução Militar no próximo mês, já tem responsabilidades, nomeadamente aluguer de casas, empréstimos bancários, educação dos filhos, de entre outros.

Publicidade

Para este munícipe, estas são situações que precisam ser tidas em consideração, mas que estão a ser ignoradas pelas FA-CV que, a seu ver, não querem saber de nada. A prova disso, afirma, é que muitos apresentaram documentos a justificar a sua situação, mas não foram dispensados, ou seja, terão de apresentar no Centro de Instrução Militar na data prevista. “Ainda há possibilidade de alguns serem dispensados quando se apresentarem, mas será que vale a pena correr o risco de não voltar para casa? Ou será que a solução é não se apresentar e ser considerado desertor, sendo que isso constitui um outro problema. É que se quiserem sair do país, só o poderão fazê-lo depois dos 35 anos. O que fazer?”, pergunta este munícipe, que se mostra preocupado e agastado com a medida.

Sem resposta, este pede que a situação seja avaliada por quem de direito.

Publicidade

Serviço militar obrigatório

Ao Mindelinsite, o Comandante da 1ª Região Militar mostrou-se tranquilo e garante que a decisão de recrutar estes jovens que nasceram a partir de 1991 não resulta de nenhuma medida de excepção. Segundo José Rui Neves, Cabo Verde é um estado de direito e a lei prevê serviço militar obrigatório até aos 35 anos. “O que acontece é que alguns cidadãos pedem adiamento do serviço militar obrigatório, com a justificação de que estão inscritos na universidade e querem concluir a sua formação. As FA permitem o adiamento, mas quando conclui os seus estudos não se apresentam para regularizar a sua situação”, explica este responsável, que aproveita para esclarecer que adiamento não significa dispensa.

O Comandante da 1ª Região Militar admite que decidiram chamar estes jovens porque perceberam que estavam a utilizar este expediente para fugir da tropa. “Percebemos que muitos destes jovens, quando são chamados, vão inscrever nas universidades, mas sequer chegam a apresentar-se para as aulas, o que nos levou a concluir que estavam a utilizar este subterfúgio para não cumprir o serviço militar obrigatório. O mais grave é que, depois, não se apresentaram para dizer que concluíram o curso ou desistiram”, reforça.

Segundo José Rui Neves, falta informação, mas estes jovens também nunca procuraram saber como deviam proceder para evitar constrangimentos. “Deviam ir à fonte, no caso às Forças Armadas, para saber o que deviam fazer. As pessoas precisam saber que, ao solicitar objecção de consciência, por exemplo, têm de apresentar justificativo. Igualmente, ao pedirem adiamento ou dispensa da tropa, têm de fundamentar”,conclui.

Constânça de Pina

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

15 Comentários

  1. São palhaços, incompetentes ganham dinheiro de graça, não sabem fazer nada querem inovar. Coitadinhos dão-lhes chucha

  2. FA mestê refleti sis atos. Lei mestê ser revisto. Ok, Apresentá na Moro pode até ser “obrigatório”, mas txá pessoal ke tem estudos em andamento ou já tem sê traboi e/ou filhos pa cuidá ka devê nem bá. Se FA krê prova, ês te consulta kix documento que pessoal entrega na kix instituição (escola, universidade ou trabalho) pa oiá ke kix pessoa ka te fala mentira/”fejí” de tropa. Nô mestê refleti, mod além de CV katem guerra nô ká devê obrigá pessoas a fazê algo ke el ka te pode. Passa 1 ano e 2 mês é perda de tempo pa kem ke tem coisas pa fazê na vida e em breve será 2 anos, segundo os rumores…Agora kem ka te fazê nada,sim, já é situação diferente.

  3. Compelir é o mesmo que obrigar, mas neste caso a palavra deserção está mais que correcta porque fazem de tudo ou inventam justificações frandulentas para não cumprirem o o serviço militar obrigatório.

  4. Cabo verde deve acabar com as forças armadas pq não têm cabimento um país pobre que pede ajuda do exterior para ajustar o orçamento do estado tem um serviço que não trás nada em abono ao país. Pergunto : o que faz as nossas forças armadas? Para que serve? O governo devia e deve ver o dinheiro gasto com essa instituição que só gasta ao país e não trás benefício nenhum! Se formos por essa via qq dia estaremos as portas do mundo a pedir esmolas!

  5. Pá quem tem ses responsabilidade, com uma família até pode ser dispensado de ir a tropa, mas os coitadinhos que tão lá a fazer bandidagem a formar grupos de gangues isso é bom pra eles pra aprender uma vida digna e onesta kkkkk força lá comandante

  6. Palhaçada de um instituição que anda a pedir esmola em tudo quando é empresa para sobreviver.
    Deviam era acabar com as forças armadas porque nada fazem e ainda por cima têm uns salários absurdos para a nossa realidade
    Deixem os jovens em paz,aliás se calhar querem formar mais guegues como vêm formando.
    Não esqueçamos o Anthany….
    Terra de M….. nada têm quase nada produz e vem com coisas como essas para nos atrasar ainda mais.
    Também num país onde um deputado diz que estamos a frente dos USA a nível de acesso à educação….que esperar de um homem que veste uma farda para viver num bem bom

  7. Hahahahaha ess história até paresse Comédia.
    Afinal para quê cumprir serviço militar obrigatório???? Asério so pa pode tma Liberdade d sei de bo terra??? Sinceramente.
    T lembra kel dia kun apresenta pe inspecção na 1°regiao, tud kes militares eh tava la era so insolentes, tava provoca maltas so pas podia mete porrada… Tava manda obscenidades ne frente de superiores e es nada es tava dze. Qual é objectivo de bai perde e desperdiçar tempo e dinheiro de bo vida num instituição eh que te transmiti respeito pa maltas??? Einda por cima instituição onde ke alguns ja morre por cuasa de” insultos”
    Antes tava ate otcha interessante carreira militar mas agora Katem interesse nenhum em sirvi pátria sem necessidade

  8. 26 e 27? Na realidade 27 e 28 . Quem nasceu em 1991 completa ou completou (caso tenha nascido em janeiro/ fevereiro ) 28 anos este ano e não 27 . Qualidade de notícias

  9. Obrigar alguém com 28 anos a apresentar no Centro de Instrução Militar num país que não está em guerra, e, sendo esse cidadão um trabalhador, um chefe de família, um responsável de uma empresa ou serviço é no mínimo ABSURDO. Vir dizer que Cabo Verde é um Estado de direito democrático e que a lei sobre esta matéria vincula que o serviço militar vai até aos 35 anos é lançar poeiras aos olhos dos desatentos, pois, em primeiro lugar os filhos dos mais influentes e poderosos não vão para a tropa nem aos 18 anos nem noutra idade, porque aqui a lei não é igual para todos, por isso cai por terra o” Estado de direito democrático”. Quem vai para a tropa neste país é o filho do trabalhador rural, da varredeira, do pintor, do mecânico, do camponês. Os filhos de ministros, directores, médicos, magistrados, nunca foram e nunca irão. Destruir a vida das pessoas com esta medida absurda e fascista é um acto abominável. Haja senso para que esta terra caminhe nos trilhos.

  10. Podia ate ser mass bo se F.A tinha condições pa das xcola pass sei bem formado q diploma etc
    Mass nao tem tcheu ta entra dret ora de sei pa regresso pa ses terra natal uns ra sei q problema mental otes duent outros nen siker ca ta volta pa ses falimia … e obrigatorio sim sima q bzot lei ta fala mass .. bzot asbi um soldado se salario
    Bzot das mass formações
    Bzot garantisse um traboi ora es sei de F.A
    Bzot garantisse um FUTURO
    PK MILITAR TA TCHA SES FAMÍLIA NA CASA DURANTE 14 MESS ., PA BA CUIDA DE OTROS CIDADÃO … AXO Q ESS MESTE UM ORDENADO DIGNO
    NUNCA UM SERVI ESTADO DE CV GRAÇA A DEUS
    MAS TA OUVI TCHEU ESTORIA ….

  11. Mão de ferro eu também com vinte e sete anos de idade deixei a minha casa, a minha família minha namorada, rumo ao Inferno de Morro Branco pam servi és terra miserável pá um salário miserável de 1302$00 mensal mas ncá morri .
    Tudo tá passa, apesar de tropa ser tempo perdido ki nunca bú cá tá recupera pamode 14 mês é cá 14 dia.
    Min cá foi primeiro nem último ki esteve lá, cada homi destranca sé catchupa.

  12. A meu ver o comandante, não tem nenhum razão para tal, porque é dever do comando averiguar a razão dos factos. se um jovem pedir adiamento de serviço militar ou mesmo isenção do serviço, cabe ao comando militar, averiguar os motivos proposto para tal e não assinar a toa. isso chama-se incompetência, na resolução desses casos. que culpa esses jovens tem nisso. tudo isso deveria ser analisado a situação desses jovens antes de assinar a isenção ou adiamento de serviço militar. agora um jovem pai, chefe de família, empregado ou funcionário publico, deve ser obrigado a prestar serviço militar numa terra miserável como a nossa. outra coisa, como diz o comandante, o serviço militar é obrigatório ate aos 35 anos, não sei se estou certo, mas a lei diz que ate aos 35 anos uma jovem que tenha prestado serviço militar, no caso de houver necessidade ( guerra por exemplo), pode ser chamado para prestar serviço de protecção ao pais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo