Pub.
Pub.
Atualidade
Tendência

𝐌E aborda arranque do ano lectivo e implementação do PCFR com sindicatos

O Ministro da Educação, Amadeu Cruz, reuniu-se com os presidentes dos sindicatos dos Professores de Santiago (Siprofis), Abraão Borges, e Democrático de Professores (Sindprof) para abordar o arranque do ano lectivo 2025/2026 e o processo de implementação do Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR). O encontro aconteceu ontem, quinta-feira, 05.

De acordo com um comunicado de imprensa, os encontros foram realizados na sede do Ministério da Educação e tiveram como objetivos reforçar o diálogo social e a cooperação entre a tutela da educação e os líderes sindicais. Durante as reuniões, refere a nota, foram abordados em detalhe as principais questões em torno do arranque do novo ano letivo 2025/2026 e o processo de implementação do Plano de Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) do Pessoal Docente.

Publicidade

Este revela ainda que a tutela apresentou as medidas adoptadas para garantir um início de aulas tranquilo, incluindo a distribuição de materiais didáticos e a alocação de professores nas escolas de todo o país. Enquanto os sindicatos manifestaram interesse e preocupação em relação à gestão dos recursos humanos e às condições de trabalho, visando assegurar a qualidade do ensino.

Outro tema abordado foi a implementação do PCFR do Pessoal Docente, uma das mais significativas reformas do sistema educativo, já na sua fase final de implementação. As partes discutiram o andamento do processo e os desafios inerentes à sua conclusão. “O ME reiterou o compromisso em avançar com a sua plena execução e iniciar o pagamento dos novos salários e respectivos retroativos, enquanto os sindicatos reconheceram o trabalho realizado e reforçaram a necessidade de celeridade para que o plano seja implementado de forma justa e equitativa, valorizando a carreira dos professores.”

Publicidade

Todos concordaram em manter um canal de comunicação aberto para acompanhar a evolução das questões e resolver futuros desafios. O ministro convidou os sindicatos para a cerimónia oficial de Abertura do Ano Letivo, a realizar-se em São Miguel, proposta aceite pelos líderes dos dois sindicatos, concluiu a nota. O ME deverá também reunir-se com o presidente do Sindep, posteriormente.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo