Pub.
DesportoEscolha do Editor
Tendência

FCF adia “sine die” o campeonato nacional de futebol devido a dificuldades de transportes

Pub.

A Federação Cabo-verdiana de Futebol decidiu adiar “sine die” o início do campeonato nacional de futebol sénior masculino época 2023/2024 devido a dificuldades de transporte entre as ilhas. A decisão saiu de uma reunião de emergência realizada na terça-feira, na sua sede na Cidade da Praia.

Em um curto comunicado, a entidade que gere o futebol nacional informa que o campeonato de Cabo Verde, que deveria arrancar no próximo final de semana, foi adiado, ainda sem data, devido “aos últimos desenvolvimentos relativamente ao transporte entre as ilhas, que é do conhecimento público”.

Publicidade

Esta situação era previsível, sobretudo depois de na semana passada várias equipas campeãs regionais terem enfrentado imensas dificuldades para participar na primeira eliminatória da Taça de Cabo Verde por falta de voos regulares. No final, apenas um dos três jogos agendados foi realizado: Atlético de S. Nicolau e Paulense. 

As demais partidas foram canceladas porque as equipas da Palmeira do Sal e da Académica da Praia não conseguiram viajar para as ilhas do Maio e Fogo, onde deveriam defrontar as congéneres do Barreirense e Vulcânicos, respectivamente. 

Publicidade

Na altura, a Federação foi taxativa: “Por motivos de ligação aérea entre ilhas, e que são totalmente alheios à vontade da FCF, por esta informamos às associações regionais, clubes e demais interessados que, dos três jogos previstos para sábado, dia 20 de abril, a contar para a 1.ª eliminatória da Taça de Cabo Verde, dois foram adiados para uma data a indicar: Vulcânico do Fogo vs Académica da Praia e Barreirense do Maio vs Palmeira do Sal.”

Quanto ao campeonato nacional de futebol, deveria iniciar no próximo fim-de-semana, com a equipa da Palmeira, atual detentora do título, a receber o Barreirense da ilha do Maio. Ainda a contar para o Grupo B, o Morabeza da Brava defrontaria o Varandinha do Tarrafal de Santiago. 

Publicidade

Para o Grupo A, a Académica do Fogo seria a anfitriã da Juventude da Boa Vista, e o Académico do Sal defrontaria o Rosariense de Santo Antão Norte, no Estádio Marcelo Leitão. Já para o Grupo C, a Ultramarina da ilha de São Nicolau receberia o Sanjoanense de Santo Antão Sul, enquanto Boa Vista da Praia defrontaria o campeão de São Vicente, cujo nome ainda não foi divulgado devido ao protesto do CS Mindelense sobre o alegado uso irregular de um jogador do Derby.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo