Cinco pessoas morreram após um homem ter esfaqueado cerca de uma dezena de pessoas num centro comercial em Sydney, na Austrália. O atacante foi abatido pelas autoridades, anunciou a policia em conferencia de imprensa.
O ataque à faca correu no centro comercial Westfield, em Bondi Junction, em Sydney, que foi encerrado, tendo a polícia australiana aconselhado as pessoas a evitarem a zona. O comissário adjunto Anthony Cooke informou que oito pessoas ficaram feridas e seis morreram, incluindo o atacante. “Fui informado de que há cinco mortos em resultado das ações deste criminoso”, referiu, citado pelo The Guardian, admitindo que o número de mortes pode aumentar, pois alguns dos feridos estão em estado grave.
O comissário disse que ainda não existem informações sobre as razões por trás do ataque, nem sobre o atacante, que, de resto, agiu “sozinho” e por isso “não há uma ameaça continua”. “Circularam rumores de que um outro atacante teria disparado sobre um homem, mas essas primeiras informações não estavam corretas.Cooke confirmou ainda que o agressor foi morto a tiro por um agente da polícia que se encontrava nas proximidades. “Disparou uma arma de fogo e essa pessoa está agora morta”, frisou. Entre os feridos na sequência do ataque encontra-se um bebé de nove meses, esclareceu.
Após o incidente, centenas de pessoas foram retiradas do centro comercial, embora algumas tenham ficado presas, revela a emissora estatal ABC. O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, já reagiu aos “acontecimentos ocorridos em Bondi Junction”, na rede social X. “Tragicamente, foram registadas várias vítimas e os primeiros pensamentos de todos os australianos estão com as pessoas afetadas e os seus entes queridos”, lê-se na nota.