Um forte abalo sísmico com magnitude superior a 7 graus deixou pelo menos nove mortos e mais de 700 feridos em Taiwan, provocou ainda danos em vários edifícios e gerou alertas de tsunami na costa leste da Ásia. As equipas de resgate correm contra o tempo para socorrer as vítimas.
De acordo com as autoridades de Taiwan, o terremoto e as replicas foram os mais intensos na ilha em 25 anos. Também alertaram que outros sismos podem acontecer nos próximos dias. Sete mortes aconteceram no condado de Hualien, o ponto mais próximo ao epicentro do terremoto.
Na manhã desta quarta-feira, as autoridades confirmaram outras duas mortes, segundo a BBC. O Corpo de Bombeiros informou que mais de 730 pessoas ficaram feridas, sem especificar a gravidade.
Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram a força do abalo. Num deles, gravado em Taipei, a água da piscina de uma cobertura se despeja edifício abaixo. Outras mostram prédios tortos pelo país. Passageiros do metro também registraram o abalo e os momentos de tensão no transporte.
O terremoto ocorreu a uma profundidade de 15,5 quilômetros e desencadeou pelo menos nove tremores secundários de magnitude 4 ou superior. Em setembro de 1999, um abalo sísmico de magnitude 7,6 atingiu Taiwan, matando 2,4 mil pessoas e destruindo 5 mil edifícios.
C/BBC.com