Pub.
Mundo
Tendência

Nave espacial dos EUA aterra na Lua pela primeira vez em 50 anos

Pub.

A nave espacial não tripulada Odysseus, desenvolvida pela Intuitive Machines, sediada em Houston, aterrou na noite sexta-feira na superfície lunar, no âmbito da missão IM-1. É a primeira vez que uma nave dos EUA aterra na lua em mais de 50 anos.

A nave desceu da órbita lunar para aterrar pouco depois das 22h30 de Cabo Verde no pólo sul da Lua, de acordo com uma transmissão em direto da NASA. “Eu sei que isto foi uma luta de pregos, mas estamos na superfície [lunar] e estamos a transmitir”, adiantou o diretor-executivo da Intuitive Machines, Steve Altemus, citado pela CNN Internacional. “Bem-vindos à lua”, exaltou.

Publicidade

A aterragem ocorreu após uma falha de cerca de 11 horas no sistema de navegação autónomo da nave, que obrigou os engenheiros em terra a encontrar uma solução alternativa.

Ainda não é claro qual o estado da nave espacial, tendo em conta as dificuldades no momento da aterragem. Todavia, a Intuitive Machines garante que mantém o contacto com a nave.

Publicidade

A Odysseus foi lançada num foguetão SpaceX Falcon 9, de Elon Musk, no dia 15 de fevereiro, tendo entrado na órbita lunar na quinta-feira, 21 de fevereiro.

C/CNN

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo