O Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), em parceria com o escritório local da Organização Mundial da Saúde, realiza esta semana em S. Vicente um curso de capacitação sobre a resistência aos antimicrobianos, com foco na abordagem One Health. A formação é dirigida aos profissionais dos Ministérios da Saúde e do Ambiente e da Agricultura e está prevista para terça-feira num dos hotéis da Cidade do Mindelo.
A resistência microbiana, diz o INPS, é um dos maiores desafios de saúde pública, dado que os antimicrobianos são utilizados para tratar infeções tanto em humanos como em animais. “Com base nos compromissos nacionais e internacionais e nos desafios de saúde pública que Cabo Verde enfrenta, foi elaborado o Plano de Ação Nacional de Luta Contra a Resistência Antimicrobiana para orientar a atuação das diferentes entidades no âmbito da abordagem One Health”, refere em comunicado.
O plano tem como um dos objetivos estratégicos “Melhorar o conhecimento sobre RAM e tópicos relacionados”, tornando relevante a oferta de cursos de capacitação sobre o tema, a fim de contribuir para a formação permanente dos profissionais da área da saúde humana, animal e do meio ambiente.
A resistência antimicrobiana ocorre quando bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos se adaptam aos medicamentos que foram desenvolvidos para combatê-los. Este fenômeno representa uma ameaça à capacidade de tratamento de infeções comuns e pode ter consequências devastadoras para a saúde pública.
Neste sentido, a formação deverá incidir nos vários aspectos da resistência antimicrobiana, desde a prescrição responsável de antibióticos até a conscientização pública sobre a importância de completar os tratamento prescritos.