Pub.
Sem categoria
Tendência

Doze artistas representam Cabo Verde na Feira Internacional de Artesanato na Índia

Pub.

Doze artistas vão representar Cabo Verde na 37ª Feira Internacional de Artesanato, que acontece no distrito de Surajkund Faridabad Haryana, Délhi, Índia de 01 a 16 de fevereiro. A delegação nacional é chefiada pelo director artístico da Direção Geral das Artes e das Industrias Criativas. 

Da delegação fazem parte ainda quatro artesãos – dois de Santiago, um do Maio e um de São Vicente -, cinco músicos, um estilista e dois bailarinos: António Garcia, Billy Wilson, João Ramos e Zeferino dos Reis de Pina (artesanato), Atanásio Gonçalves, Ezequiel Vaz, Zuleika Carvalho, Jorge Matias e Hélio Batalha (música), Ghislene Alves (estilista), Rosy Timas e Luís Vieira (bailarinos).

Publicidade

Criada em 1987, está é a mais célebre feira internacional de artesanato da Índia, organizada em Nova Deli, pelo Departamento de Turismo de Haryana. “A Feira Internacional de Artesanato mostra a riqueza e a diversidade do artesanato, dos teares manuais e do tecido cultural da Índia. Os artesãos qualificados de todo o país exibem a rica tradição artesanal da Índia e convidam, também, artistas estrangeiros para esta exposição da arte”, informa o Ministério da Cultura e das Industrias Criativas em comunicado.

Mergulhe nas artes cênicas de artistas clássicos renomados que adicionam uma nova vibração e cor com suas performances emocionantes ao ambiente em Mela. Desde canções folclóricas indianas, Ghazals até formas de dança clássica, há um buquê de cultura para mergulhar todas as noites no Anfiteatro ou no ‘Chaupal’”, lê-se na página oficial do evento, realçando que esta feira não é apenas o artesanato, mas também artes cênicas, que ocupam o centro das atenções no Surajkund International. 

Publicidade

A feira, refira-se, é organizada e executada conjuntamente pela Autoridade Surajkund Mela, em colaboração com os Ministérios do Turismo, Têxteis, Cultura, Relações Exteriores, Departamento de Turismo, Governo de Haryana e Corporação de Turismo de Haryana. O certame passou a ocupar um lugar de destaque no calendário turístico internacional, atraindo mais de um milhão de visitantes.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo