Um cão salvou uma família de um grande incêndio nos Estados Unidos da América. O animal estava em casa quando detetou um incêndio na habitação do vizinho e permitiu a chamada de ajuda.
De acordo com uma reportagem da CNN, estavam no meio da noite quando o cão começou a latir desesperadamente. “Normalmente, ralho com a cadela e a mando dormir. Era por volta das três da manha e todos estavam a dormir. Desta vez optei por levantar e ver o que se passava”, relata o dono.
Segundo a mesma fonte, nunca tinha ouvido a Lucy a latir assim. “Eram latidos altos, quase a gritar. Era completamente diferente da forma como costuma ladrar. Acordei percebi que havia um problema”.
Lucy é um pastor-australiano com labrador. Foi a primeira a detectar o incêndio em uma residência do outro lado da rua. “Acordei a minha esposa e ela abriu os cortinados, e ela disse-me: querido há um incêndio na casa do Doug. As chamas estavam descontroladas”, relata a mesma fonte.
Os donos da Lucy chamaram de imediato as autoridades. Os bombeiros chegaram e apagaram o fogo. “Fiquei feliz por ninguém ter ficado ferido. Felizmente, o fogo afectos apenas a oficina. Mas os bombeiros disseram que, mais dez minutos, o fogo teria chegado à casa da família. Foi assustador.”
As autoridades elogiaram a rapidez de Lucy nas redes sociais. A cadela foi ainda acarinhada pelos bombeiros e pela policia, que acudiram a emergência.
Em 2022, uma outra cadela, de nome Chloe, salvou uma família de um incêndio na véspera de Natal. Estavam todos a dormir, quando o animal começou a bater na porta. De inicio pensavam que ela queria ir à rua. Mas, na verdade, estava a alertar para o facto de haver um incêndio dentro de casa.
C/CNN Portugal