Cabo Verde vai copatrocinar um projeto de resolução para incrementar e monitorizar meios para ajuda humanitária à Faixa de Gaza, anunciou hoje o Governo de Cabo Verde.
Em comunicado, o Governo informa que o projeto denominado “Scaling Up and Monitoring Aid to Gaza” (aumentando e monitorizando a ajuda à Faixa de Gaza), está em discussão no Conselho de Segurança da Assembleia-Geral das Nações Unidas.
Trata-se de um projeto, diz, apresentado pelos Emirados Árabes Unidos que “visa fundamentalmente a canalização e a operacionalização da ajuda necessária à população no estrito respeito pelo Direito internacional humanitário, à luz das Convenções de Genebra e seus protocolos adicionais”.
O Governo reafirma a posição que vem adoptado quanto ao conflito Israe-Hamas, mas alega que este éum projeto equilibrado, que não acusa as partes. Pelo contrario, reconhece os esforços empreendidos por Israel, Egito e várias agências da ONU, pelo que os membros do Conselho de Segurança cheguem a um acordo sobre o texto, de modo a que possa ser votado por unanimidade.
“É essencial que tudo seja feito para que a ajuda humanitária bilateral e multilateral continue a beneficiar os civis palestinianos, e Cabo Verde vai continuar a facilitar o transporte de bens e equipamentos, concedendo prontamente autorizações de sobrevoo e aterragem a aeronaves empenhadas neste esforço“, concluiu.