A Entidade Reguladora Independente da Saúde e o Instituto de Turismo realizaram de 24 de julho a 04 de agosto inspeção em 27 estabelecimentos de restauração em unidades de alojamento turístico e em estabelecimentos grossistas na ilha do Sal. O desfecho foi a suspensão do funcionamento de quatro estabelecimentos e apreensão produtos em três devido a condições de higiene dos géneros alimentícios e ausências de medidas preventivas de controlo de pragas.
De acordo com um comunicado divulgado pela ERIS, a atividade inspetiva teve o objetivo de verificar o nível de conformidade dos estabelecimentos com a legislação nacional aplicável ao setor alimentar, tendo em vista a segurança sanitária dos alimentos. “Foram efetuadas inspeções em 19 estabelecimentos classificados como de restauração alocados em unidades de alojamento turístico, e em 8 estabelecimentos grossistas e distribuidores para hotéis”, diz.
Como resultado, foi suspensa a atividade de quatro estabelecimentos e apreendidos produtos em três. “As principais não conformidades registadas estavam relacionadas com as condições de higiene de géneros alimentícios, ausência de medidas preventivas de controlo de pragas, deficiente adoção das boas práticas de arrumação e manipulação de alimentos.
A atividade, informa a ERIS, também envolveu a Delegacia de Saúde local.