O avançado da Académica do Mindelo, Júnior Jorge da Cruz, ou simplesmente Txukin, é o maior goleador do campeonato nacional de futebol época 2022/23. Um “consolo” para a Micá, que este ano perdeu o título de campeão para Palmeira que, 20 ano depois, levou o “caneco” para ilha do Sal.
Txukin totalizou oito golos no nacional de futebol. Fez ainda o golo mais vistoso desta competição. Ontem foi consagrado , no Estádio Municipal Dau de Segunda na ilha do Maio, o melhor marcador desta edição da prova raínha do futebol, repetindo a proeza da temporada passada em que apontou sete golos. E ontem podia ter alargado esta vantagem ao desperdiçar algumas oportunidades.
O avançado da Micá, que fez o gosto ao pé em praticamente todas as jornadas, entra também para a história por ter marcado o primeiro golo deste campeonato nacional, frente ao Morabeza da Brava, equipa que derrotou os “estudantes” da Pracinha de Igreja, em São Vicente.
O prémio de melhor jogador foi atribuído pela FCB Erickson “Latch” Santos, jogador do Palmeira, que também foi eleito o Melhor Jogador do campeonato e da final disputado ontem. Ken do Mindelense, com apenas quatro golos sofridos, arrebatou o trofeu de Guarda-redes menos batido.
O Clube Sportivo Mindelense de São Vicente foi a equipa com mais Fair Play durante o torneio e, Toca Leite, do Grupo Desportivo Palmeira, o Melhor Treinador.