Cabo Verde recebe visita de Estado do Presidente da República de São Tomé e Príncipe
Cabo Verde recebe a partir deste domingo, 12, uma visita de Estado do Presidente da República de São Tomé e Principe Carlos Manuel Vila Nova, a convite do seu homólogo José Maria Neves. A visita, que se justifica pelos laços históricos, de amizade e cooperação entre estes dois países, terá a duração de quatro dias e abrange as ilhas de Santiago e São Vicente, tendo como ponto alto a condecoração de Carlos Manuel pelo Chefe de Estado com a Ordem Amilcar Cabral, Primeiro Grau.
Em comunicado, a Presidência da República informa que a deslocação do PR de São Tomé e Príncipe ao país, entre os dias 12 e 16 de março, traduz o elevado patamar das relações e os vínculos mais genuínos de irmandade e consanguinidade que entrelaçam os dois Estados e Povos marcados por um passado comum. “Sob circunstâncias outrora dramáticas, como foi a emigração forçada de cabo-verdianos para as ‘Terras do Sul’, as duas Nações Crioulas do Atlântico construíram, ao longo dos tempos, múltiplas pontes de afeto e fraternidade que se traduzem, de forma particular, na relevante comunidade de cabo-verdianos e seus descendentes, já na quarta-geração, em São Tomé e Príncipe”, lê-se na nota.
Assim, prossegue, num gesto de reconhecimento pela singularidade dos laços entre os povos cabo-verdiano e são-tomense, o PR Carlos Manuel será condecorado logo no primeiro dia pelo Chefe de Estado Cabo-verdiano com a Ordem Amílcar Cabral, Primeiro Grau. “A distinção reconhece também o empenho, sentido de liderança e revigorante aposta do Chefe de Estado São-tomense no fortalecimento das relações entre os dois povos e Estados e o seu contributo para uma cada vez melhor inserção da comunidade cabo-verdiana residente em São Tomé,” reforça ainda a mesma nota.
O programa desta visita de Estado abrange as ilhas de Santiago e São Vicente e inicia-se na segunda-feira, 13, com as Honras Militares, no Palácio do Presidente da República, seguidas de um tête-à-tête entre os dois Chefes de Estado, a cerimónia de condecoração e uma conferência de imprensa.
Ainda na manhã da segunda-feira, o Presidente de São Tomé e Príncipe será acolhido em sessão solene da Assembleia Nacional e recebe as Chaves da Cidade da Praia, nos Paços do Concelho, além de depositar uma Coroa de Flores no Memorial Amilcar Cabral. Á tarde, Carlos Manuel Vila Nova recebe o Primeiro Ministro, Ulisses Correia e Silva, realiza visitas aos Laboratórios Inpharma e à UNICV, e será agraciado com um Jantar Oficial oferecido pelo PR de Cabo Verde.
No segundo o Chefe de Estado São-tomense cumpre um programa ao interior da ilha de Santiago, com deslocações ao Museu da Resistência, no Campo de Concentração do Tarrafal, e à Universidade de Santiago. De regresso à Cidade da Praia, visita o NOSI e encontra-se com a Comunidade São-tomense residente no país. No terceiro dia, em São Vicente, recebe as Chaves da Cidade do Mindelo, visita o Porto Grande, empresas e instituições, caso do Centro Nacional de Arte e Design, Universidade Técnica do Atlântico, Frescomar e Centro Oceanográfico do Mindelo, onde haverá uma declaração à imprensa.
Cabo Verde e São Tomé e Príncipe mantêm um quadro de cooperação bilateral que abarca os setores da Educação, Saúde, Justiça, Pescas, Agricultura, além das Novas Tecnologias, Economia Digital, Governação Eletrónica, Turismo, Administração Pública e o sector privado.