Pub.
Atualidade
Tendência

OMS felicita Cabo Verde pelo sucesso no controlo da transmissão do paludismo e do VIH 

Pub.

O Director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) felicitou Cabo Verde e o Ministério da Saúde, na sua página no facebook, pelo sucesso no controlo da transmissão do paludismo e do VIH/Sida. Tedros Ghebreyesus manifestou ainda vontade e expectativa de visitar o país

Num claro apoio ao combate que Cabo Verde vem travando há muitos anos para eliminar a transmissão autóctone do paludismo e eliminar a transmissão vertical do VIH, Tedros Ghebreyesus respondeu assim ao convite formulado pela ministra Filomena Gonçalves, para visitar Cabo Verde, no âmbito da entrega dos certificados de país livre da Malária e da transmissão vertical do VIH/Sida. 

Publicidade

Em nota, o Ministério da Saúde refere que este reconhecimento vem na sequencia de um encontro de trabalho entre o DG da OMS e a governante, no passado dia 24, na Suíça, à margem da 5a Cimeira Ministerial Global sobre a Segurança dos Pacientes que decorreu neste país europeu.

Em resposta a publicação do DG da OMS e usando a mesma rede social, a ministra Filomena Gonçalves afirmou que foi um prazer ter reunido com Tedros e que o seu ministério, em nome do Governo, agradece todo o apoio que esta organização vem dando ao país, principalmente durante a pandemia da Covid. A governante reiterou, por outro lado, a disponibilidade de Cabo Verde em receber a visita deste que é o mais alto representante da Saúde no mundo. 

Publicidade

Cabo Verde está em processo para obter o certificado de país livre do paludismo. Há mais de 5 anos não regista nenhum caso autoctune de malária e pretende, ainda este ano, ser certificado. Relativamente a transmissão vertical do VIH/SIDA, o país também já iniciou o processo de certificação. Neste momento, 99% das crianças nascidas de mães seropositivas são saudáveis.

Estes dois objectivo, reforça o MS, têm sido alvos de grande atenção e investimento do Governo, em colaboração com vários parceiros. São  ainda considerados um desígnio nacional e um grande ganho para a saúde pública e para a projecção do país na arena internacional, concluiu. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo