A Polícia Judiciária apreendeu 127 doses individuais e outros elementos relevantes utilizados na confecção e consume de estupefacientes na casa de um indivíduo que estava foragido da justiça mas que foi detido na segunda-feira, 9 de janeiro, no cumprimento de um mandado do Ministério Público. Acusado de tráfico, em co-autoria com a companheira, está agora proibido de sair do país.
O detido tem 39 anos e é reincidente no tráfico de drogas. Neste caso, vinham traficando, em co-autoria com a sua companheira, que já se encontra proibida de sair de Cabo Verde em decorrência da medida de coação que foi sujeita no dia 29 de dezembro de 2022, diz esta polícia cientifica.
Informa ainda que foi apreendido na casa do detido, que se encontrava foragido há uma semana, uma quantidade de haxixe, suficiente para 127 doses individuais, balança de precisão, palhinhas e saquetas de plástico, utilizados no consumo e confecção de estupefacientes, entre outros elementos probatória.
O indivíduo foi apresentado às autoridades para o primeiro interrogatório de arguido detido, para efeitos de primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação pessoal, tendo-lhe sido aplicado, cumulativamente – apresentação semanal na Polícia Judiciária, proibição de saída da ilha e do país.
Já na ilha da Boa Vista, no cumprimento de mandados de buscas domiciliárias, realizadas no dia 07 de janeiro, no Bairro Boa Esperança, a PJ apreendeu 130 gramas de cannabis, que se encontravam acondicionados em doses, pronto para a comercialização. Na mesma operação, foi detido em flagrante, uma jovem de 24 anos. Foi igualmente detido, fora de flagrante, um outro jovem de 26 anos.
A mulher e o homem foram presentes às autoridades judiciárias daquela comarca para validação das apreensões, legalização das detenções, sujeição ao primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação pessoal, tendo-lhes sido decretado a medida mais gravosa – Prisão Preventiva.