O grupo Cruzeiros do Norte fez soar os tambores ontem, em um “assalto” que partiu do mercado da Ribeirinha em direcção ao miradouro de Cruz João Évora, para convocar os foliões para o Carnaval 2023. Já os Mandingas da Ribeira Bote que realizavam hoje o seu primeiro desfile na zona para anunciar a abertura da temporada do Carnaval, cancelaram esta acção de rua devido a morte de um jovem, que residia nas imediações do seu estaleiro.
O “assalto carnavalesco”, uma pratica antiga na ilha de São Vicente, que vinha caindo em desuso, estava marcado para as 16 horas de sábado, mas muito antes já se viam pessoas a se posicionar nas imediações do mercado, o que mostra o quanto os sanvicentinos estão ávidos e expectante em relação ao Carnaval 2023. Mas a batucada só começou efectivamente a ser ouvida depois das 17 horas. Ao longo do trajecto, o cortejo foi-se engrossando com um número expressivo de pessoas.
Em declarações ao Mindelinsite, o presidente do Cruzeiros do Norte explicou que o objectivo da realização do assalto carnavalesco foi mostrar que o grupo já está a trabalhar e convocar os foliões para se inscreverem para os ensaios. “Este ano o Carnaval é muito próximo, 21 de fevereiro, e as pessoas demoram para entrar no clima desta vez. Com este assalto, estamos a chamar as pessoas para se inscreverem e se prepararem para esta grande festa”, afirmou Jailson Juff.
Para este dirigente carnavalesco, o ‘assalto carnavalesco’ foi igualmente uma grande oportunidade para divulgar a música que o grupo vai levar para o “sambodrôme” do Mindelo este ano. “Queremos que as pessoas cantem com o grupo. As pessoas estão a gostar, mas ainda não aprenderam a letra. Queremos que esta esteja na ponta da língua”, acrescentou Jailson, que se mostrava satisfeito com a adesão das pessoas. “Estamos muito satisfeitos porque sempre que realização qualquer evento o povo está com o grupo. Assaltos de Carnaval é uma tradição antiga que queremos retomar.”
Jailson Juff aproveitou para anunciar o arranque dos ensaios na segunda-feira, no polivalente da zona. Garantiu, por outro lado, que Cruzeiros do Norte está preparado à espera dos foliões. “As costureiras estão de prontidão e todos os nossos profissionais já estão a fazer trabalhos de estaleiro.”
De referir que, hoje, domingo, estava agendado o primeiro desfile dos Mandingas da Ribeira Bote, mas devido a morte de um jovem da zona, este foi cancelado.