O pianista, cantor e compositor Tony Morais, mais conhecido por Tony d’ Wings, vai colocar este sábado, 31, no Youtube – e mais tarde nas demais plataformas digitais – o seu mais recente single “Kriola”, gravado nos Estados Unidos e na Holanda. Trata-se do terceiro trabalho deste artista, que apresentou “ILove Mindelo” em junho de 2021 e “Nha Terra Cabo Verde” em março de 2022.
“Kriola”, de acordo com Tony d’ Wings, é uma coladeira que fala das mulheres cabo-verdianas de uma forma em geral, comparando a sua beleza com as ondas do mar que quebram na praia da Lajinha. “Esta coladeira não especifica nenhuma crioula em particular”, explica este artista, que responde também pela letra.
A produção musical e os arranjos são da responsabilidade de Kim Alves e o single foi gravado no Kmagic, nos Estados Unidos, e no Studio Holanda, sob supervisão do engenheiro Danilo Tavares. “Kim Alves toca piano, guitarras, cavaquinho, baixo, percussão e bateria. O single conta ainda com John Repiogle no primeiro trompete, Chris Gagne no trombone, Ahmely Pilarte no sax e Walter Platt no segundo trompete. Os coros são de Marlene Fortes e Kim Alves”, detalha.
Com este novo trabalho, Tony d’ Wings quer que as pessoas o conheçam também como compositor, cantor e pianista. “Integrei nos meus estudos este instrumento, que me tira a raiva. Quanto toco piano sinto que entro no mundo do jazz moderno e do clássico”, expressa.
Sobre a sua carreira, este artista conta que, com 10 anos, fez coro na Igreja Nazarena. Foi nesta altura que começou a sentir o gosto pela música e, principalmente, pelos teclados. Chegou inclusive a assumir o posto de tecladista no conjunto Progresso UDM, onde era companheiro de Vlademir “Vlu” Ferreira.
Em início da década de 1980 fundou, com outros companheiros, o Wings. Mais tarde integrou como percussionista o grupo de Cesária Évora e Luís Morais, num espetáculo na Holanda. Por conta dos estudos, não conseguiu acompanhá-los nos shows pela Europa. No entanto, apesar da longa carreira como artista, Tony d’ Wings lamenta ainda não conseguir viver exclusivamente da música.