Pub.
Social

Câmara da Boa Vista demarca-se do envenenamento de cães em Sal-Rei

Pub.

A Câmara Municipal da Boa Vista garante que nada tem a ver com os casos de envenenamento de cães, que se verificam em diversas artérias da cidade de Sal-Rei, uma prática que classifica de repugnante, injustificável, desumano e indigno. Admite, entretanto, que a situação é preocupante.  

De acordo com um comunicado enviado à imprensa esta quarta-feira, a referida autarquia informa que tomou conhecimento de casos suspeitos de envenenamento de cães, em diversas artérias da cidade de Sal-Rei por cidadãos, cuja identidade e o tipo de veneno são desconhecidos. 

Publicidade

A fim de tranquilizar a população e repor a verdade dos factos, a municipalidade garante que nada tem a ver com esta prática “repugnante, injustificável, desumano e indigno”. “A atual equipa camarária, liderada por Cláudio Mendonça, desde o início da sua tomada de posse assumiu, nitidamente, uma posição de defesa dos direitos dos animais e de adoção dos métodos mais adequados e aceitáveis de administração da população canina”, refere. 

Afirma ainda que, desde agosto do corrente ano, tem estado engajada na organização de atividades em prol da melhor gestão da população canina no Município, tendo, para o efeito, estabelecido parcerias com a associação “Narina” que se traduziram, por exemplo, na “1.ª Campanha de Registo de Cães 2022”, ocorrida entre 3 de agosto e 26 de outubro. “ A Câmara Municipal informa e reforça que repudia qualquer tipo de violência e demarca-se, totalmente, destes procedimentos capazes de colocar em causa a Saúde Pública”, pontua.

Publicidade

Em jeito de remate, a autarquia avança que já foram acionados a Delegacia de Saúde, o Ministério de Agricultura e Ambiente e as Entidades Policiais para juntos averiguarem a situação, que considera condenável e desumana. Apela, por outro lado, ao bom-senso da população e aconselha os cuidadores a protegerem os seus animais. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo