Pub.
Pub.
Atualidade

Cabo Verde e Vinci Airports assinam contrato de concessão do serviço público aeroportuário

Cabo Verde e a Vinci Airports assinam amanhã, 18, o contrato de concessão do serviço publico aeroportuário de apoio à aviação civil. A cerimónia será presidida pelo Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva e testemunhada por membros do Governo, representantes da Vinci, Director da Sociedade Financeira Internacional, Embaixador da França no país e o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal.

Em comunicado, o Governo volta a evocar o objectivo de expandir e modernizar a rede aeroportuária do país e, ao mesmo tempo, promover o turismo, reforçando a posição competitiva destas infraestruturas em beneficio da economia, dos passageiros e utilizadores e a captação do interesse de novos operadores aéreos para justificar a concessão deste serviço público.

Publicidade

“No sector dos transportes aéreos, o Governo pretende definir claramente uma política de obrigação de serviço público, para permitir um quadro previsível e sustentável dos transportes domésticos e, a nível internacional, fomentar a conectividade com os países da diáspora e emissores de turistas mediante uma prática transparente de incentivos diversos”, enfatiza

Foi neste quadro que, prossegue, se avançou com a adjudicação da concessão de serviço publico aeroportuário de apoio à aviação civil ao grupo Vinci. “Foram considerados, entre outros requisitos, encontrar-se entre os cinco primeiros gestores aeroportuários, reconhecido pela excelência na prestação dos serviços de exploração aeroportuária a nível mundial; experiência técnica e de exploração aeroportuária, a sua idoneidade e capacidade financeira; experiência internacional comprovada em concessões aeroportuárias.”

Publicidade

Ainda: “O planeamento da contribuição para o crescimento da economia nacional, incluindo no que respeita à manutenção e ao desenvolvimento dos atuais hubs nacionais e internacionais, como plataforma de crucial importância estratégica nas relações entre a Europa, África, a América do Norte e do Sul, bem assim, a assunção de compromissos em matéria de estabilidade laboral, designadamente a vinculação ao cumprimento, nos termos legais e constitucionais, do acordo entre o Governo, sindicatos e a AS., bem como o respeito por todos os acordos coletivos vigentes.”

O Chefe do Governo participa ainda hoje, 17, do acto de entrada oficial do canal TCSM-TV Sal no TDT.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo