A Académica do Mindelo venceu o Barreirense do Maio por 4-2 em jogo da 4ª jornada do Grupo C e mostrou bom futebol no Adérito Sena, para alegria dos adeptos que aplaudiram e empurraram a equipa até o apito final. No final do jogo, o treinador da Micá, Carlos Machado, afirmou que a sua equipa poderia ter saído do campo com uma goleada, enquanto que Zé lamentou os erros cometidos que determinaram o resultado, mas prometeu lutar até ao fim, até porque ainda nada está perdido.
Foi um jogo bem disputado e dinâmico na primeira metade, com ataques de parte a parte e ligeira ascendência da Académica, sobretudo nos primeiros 10 minutos. Aos 26 minutos, Tchukim marcou numa falha da defesa do Barreirense, que colocou a bola nos pés do jogador, que não perdoou. Não é por acaso que é um dos goleadores do nacional, com quatro golos marcados em igual número de jogos.
O Barreirense respondeu “encurralando” a Micá no seu meio campo durante largos minutos, mas não conseguiu transformar a pressão em golo. As equipas foram para o intervalo com o placar a favor dos “Estudantes”, que regressaram para a segunda parte determinados a resolver rapidamente as coisas. Aos 55 minutos, o lateral Lela aumentou a vantagem para a Académica. Carlos Machado refrescou a equipa com a saída de Tchukim e entrada de Gogol, mas foi o Barreirense a reduzir para 2-1.
Leça, que já tinha marcado no empate entre as duas equipas no Maio a contar para a 3ª jornada, voltou a fazer o gosto ao pé com um bonito golo. Académica reagiu e, por intermédio de Mica, fez o 3-1 aos 59 minutos, respondendo a um cruzamento de Lela, e bisou aos 71 mn. O Barreirense ainda reduziu aos 74 mn por intermédio de Gerson, findo o resultado final da partida em 4-2 para a Académica do Mindelo.
No final da partida, Lela, uma das peças fundamentais da Micá, afirmou que estavam conscientes da importância de ganhar este jogo. “Os três pontos são importantes para os objectivos que traçamos no nacional e, felizmente, o colectivo prevaleceu. O Barreirense é uma boa equipa e jogou bem, mas queríamos ganhar” , declarou. Questionado se foi definido uma estratégia no balnear para que a Académica voltasse mais determinada, este explicou que na primeira parte o jogo esteve fechado e foi muito físico. Na segunda metade abriu, o que permitiu o contra-ataque e a Micá beneficiou com isso.
Leitura similar fez o treinador dos estudantes do Mindelo, Carlos Machado, para quem este era um jogo importante de volta, depois de um empate na casa do adversário, e tinham de ganhar os três pontos. “Temos três jogos em casa nesta segunda volta e aqui mandamos nós. Na próxima jornada vamos defrontar o Mindelense e, depois, o Botafogo. São jogos importantes. Se conquistarmos os três pontos ficamos praticamente qualificados e, frente ao Botafogo, podemos apenas carimbar isso. Mas tenho a impressão que vai ser uma luta até ao fim neste grupo. Vamos esperar o resultado de amanhã para ver como ficamos na tabela, sendo certo que temos de jogar para ganhar sempre.”
Já para o treinador do Barreirense, a equipa não se encontrou e cometeu muitos erros. “Perdemos, mas ainda há muito jogo pela frente. Vamos trabalhar. É normal depois de empatar na jornada anterior, até porque a Académica estava a jogar em casa e vimos que preparou bem este jogo. Nós também preparamos, mas o nosso jogo não saiu. Agora é trabalhar para o próximo encontro. Vamos enfrentar o Botafogo fora de casa e não será um jogo fácil. Mas tudo ainda está em aberto”, enfatizou Zé Badiu.
Também Gerson, autor do segundo golo da equipa que viajou da ilha do Maio, entende que faltou concentração em alguns momentos do jogo. “Cometemos erros graves. E futebol é assim, quem erra mais perde. Temos de aceitar a derrota e levantar a cabeça para preparar o próximo jogo. Ainda temos possibilidade nesta fase de grupo e vamos lutar. Temos de corrigir os jogos e tentar ganhar já na próxima semana. Nada está perdido e vamos lutar enquanto houver possibilidade,” concluiu.
Nas demais partidas disputadas este sábado, o Sporting derrotou Varandinha por 2-0, Palmeira venceu Académica da Boa Vista por igual score e, Rosariense de Santo Antão ganhou Ultramarina por 1-0.