Pub.
Pub.
Atualidade

IV Semana Teológica da Igreja Católica vai reflectir sobre caridade para além da esmola

A Diocese do Mindelo propõe a partir desta sexta-feira cinco dias de reflexão à sociedade civil mindelense, os católicos em particular, sobre a caridade para além da esmola, mas como compromisso com o outro, no quadro da IV Semana Teológica realizada pela Escola de Formação Teológica Cristã. O evento, que tem como tema “A Fantasia da Caridade no (Re) descoberta do Humano: a Igreja Viva e Missionária, Casa e Escola da Humanidade” e um programa de conferencias e debate em torno de temáticas como a educação, politica, comunicação, cultura e teologia, foi apresentado esta manhã à imprensa pelo Chanceler Lino Paulino.

A abertura dos trabalhos está marcado para às 17h30 no Auditório Onésimo Silveira da Universidade do Mindelo. Segue-se a primeira conferencia em que, segundo Lino Paulino, vai-se fazer uma retrospectiva das edições anteriores da Semana Teológica com ajuda do Padre José Erismar, que vem da Italia. “Trata-se de um conferencista formado na área da teologia fundamental, que é precisamente uma fé que dialoga com o mundo, com a cultura, com a ciência e com a sociedade”, descreve.

Publicidade

O programa apresenta, na sequência, um conjunto de temas que seguem esta linha de descobrir esta dimensão humana, de dar atenção às pessoas, com maior cuidado aos que mais precisam. Assim, para o sábado, será apresentado o tema “A missão de humanizar o coração do homem: contra a “Cultura da Indiferença”. Do “Eu” egocêntrico ao “Nós” da existencialidade grupal humana” apresentado pelo Padre António Manuel Martins, que viajou de Portugal. “Ele vai nos ajudar a refletir a missão de humanizar o coração humano num mundo em que há tendências de indiferença e egocentrismo, aquilo que o Papa apelida de cultura do descartável.”

Ainda nesta linha de humanizar, seguem as conferências “O humanismo das novas tecnologias em confronto com a Globalização do Paradigma Tecnocrático”, sob responsabilidade seminarista Edson Soares. Na segunda-feira, 25, os participantes são brindados com o tema que dá titulo a esta Semana ao ano da Diocese, que é uma Igreja, Casa, Escola, Comunhão: A identidade do Leigo e a Fantasia da Caridade”. “Iremos confrontar as orientações do Papa João Paulo II, Francisco e Bento XVI sobre todo o ensinamento do magistério da igreja e sobre a compreensão do que é caridade. Que não seja apenas esmola, mas sim o remedio que o mundo precisa.”

Publicidade

À tarde, o Padre Erismar falará “Do Pescadores de Humanidade ao Homo Novissimus”, no sentido de redescobrir o ser humano, tendo como pano de fundo o pós-pandemia e o retomar ou descoberta de um novo começar. O objectivo, afirma, é dar este contributo da fé para além das quatro paredes da Igreja. “Entendo que a proposta do Evangelho pode dar uma grande luz a nível da reflexão e de acções concretas na construção da sociedade que queremos”, acrescenta, citando ainda os temas mais educativos apresentados por Gualberto do Rosário “A morabeza do admirável homem-novo: Por um sistema educativo humanizaste na centralidade dos valores humanos na actual Política Educacional das novas gerações” e Amadeu Cruz: “Cabo ‘humano’ Verde ‘esperança’: ética, educação e ecologia. Da letargia idiocrática à ética da responsabilidade.  

Antes de encerrar os trabalhos, a Diocese do Mindelo vai homenagear e reconhecer o contributo “do homem de causas sociais” e empresário Augusto Vasconcelos a favor da sociedade e da Igreja pela assistência as obras caritativas e que permite concretizar esta “Fantasia da Caridade”. Segundo o Pe Lino, a ideia é aproveitar esta homenagem com apresentação de dois temas por Larissa Rodrigues e pelo Pai Hernani Dias.  

Publicidade

O Bispo da Diocese do Mindelo, Dom Ildo Fortes, estará na abertura e encerramento desta Semana Teológica, antes de seguir para Itália prestigiar a ordenação Diaconal de Ricardo Monteiro, na Basílica de São Pedro, na cidade do Vaticano, acompanhado do Padre Paulo Vaz.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo