O Senasa, organização de formação localizada em Madrid e certificada pela Agência da Aviação Civil (AAC) para ministrar cursos de controlador de tráfego aéreo, disponibilizou 24 vagas para jovens cabo-verdianos na Espanha. A inscrição para participar da formação arranca esta segunda-feira, 11, e o curso terá a duração de 16 semanas.
A disponibilização de vagas para jovens cabo-verdianos resulta da assinatura de um acordo entre o Fundo de Promoção do Emprego e Formação (FPEF) e o Senasa. De acordo com esta organização, dos 24 lugares disponíveis, o FPEF reserva-se o direito de utilizar 10 de forma preferencial para oferecer bolsas de estudo aos candidatos aprovados e melhores posicionados no processo seletivo.
Os restantes 14 lugares, clarifica, manterão disponíveis aos candidatos que, tendo passado no processo de seleção, queiram realizar esta formação, por conta própria, assumindo todos os encargos inerentes à formação. Sobre o curso, esta garante que cumpre os requisitos da ICAO e baseia-se nas directrizes do Eurocontrol, bem como nos conhecimentos especializados do Senasa em formação aeronáutica.
O processo seletivo é operacionalizado pela equipa da Senasa, sendo que os testes presenciais decorrerão em Cabo Verde nas ilhas de Santiago, São Vicente e Sal, e na Europa será realizada na Escola da SENASA em Espanha e em três fases: teste de inglês, psicotécnico e de personalidade, entrevista oral em inglês e de personalidade.
O Senasa é uma empresa comercial estatal que realiza actividades no domínio da formação e do ensino de cursos aeronáuticos. Possui a certificação CV05-ATOE como Organização de Formação Aprovada emitida pela agência de Aviação Civil de Cabo Verde (AAC), o que lhe confere as condições para ministrar cursos que permitem o licenciamento e a certificação de acordo com os requisitos nacionais.