Pub.
Pub.
Atualidade

João Luís, novel presidente da UCID, promete fazer o partido crescer para melhor servir Cabo Verde

João Luís toma posse na tarde de hoje como novo presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), após ser eleito na noite de ontem com 135 votos dos 148 delegados ao XVIII Congresso, que decorre na Académica Jotamont em S.Vicente, sob o lema “Crescer mais, servir melhor.” O presidente cessante, António Monteiro, vai agora para o Conselho Nacional dos “democratas-cristãos”.

Em declarações à imprensa, o novel presidente da UCID diz encarar esta eleição de dar a sua contribuição ao partido ao mais alto nível com um sentimento de alegria. “O facto de ser eleito com uma maioria expressiva dá-me uma grande responsabilidade durante os próximos quatro anos e nós iremos tudo fazer para não defraudar os militantes da UCID e os congressistas. Espero dar tudo de mim, na certeza de que iremos fazer crescer o partido e para servirmos melhor Cabo Verde.”

Publicidade

Para isso, prossegue, o partido já tem pronto um processo de reorganização. Também vão tentar reaproximar de todos os militantes, principalmente os mais antigos e que estão afastados, na certeza de que vão vencer esta batalha”, declarou João Luís, que prometeu trabalhar e mostra-se confiante de que vão conseguir os seus propósitos. “O desafio é grande porque até hoje só conseguimos implantar o partido em S. Vicente. Precisamos consolidar a nossa posição aqui e fazer o crescer nas outras ilhas. Com a reorganização que temos prevista n nosso projecto, iremos conseguir.” 

João Luís terá coadjuvantes quatro vice-presidente, Jorge Humberto para a ilha do S. Vicente, Adirley Gomes para o Sal, Neida Rompão para Santiago e José Graça para Santo Antão. “Os pelouros já estão totalmente definidos e com todos os integrantes. Também criamos um gabinete de estudos. Isto porque, ao longo dos anos, vimos que os eleitos municipais da UCID que vivem fora de S.Vicente estão praticamente abandonados. Este gabinete será integrado por todos os vice-presidentes e todos os efeitos do partido, tanto nacionais como locais”, detalha, realçando que o objectivo é orientar de melhor forma os eleitos da UCID em qualquer ponto do país.  

Publicidade

Sobre a escolha de vice-presidentes nos principais centros urbanos do país, João Luís explica que insere-se em uma estratégia definida pelo partido e terão autonomia necessária para poderem ter mais eficácia e eficiência nas suas acções. “Retiramos um vice-presidente de São Vicente e colocámos em Santo Antão para podermos ter a abrangência dos trabalhos do partido que preconizamos, durante os próximos quatro anos”, explicou, acrescentando que, não obstante esta decisão tenha provocado algum descontentamento no seio do partido, esta decisão faz todo o sentido e permite ao partido ter a abrangência dos trabalhos que a UCID preconiza. 

Quanto ao vice-presidente do Sal, explica, trabalhará a sua região e coordenará São Nicolau e Boa Vista, numa perspectiva de crescimento do partido nesta ilhas. 

Publicidade

A cerimónia de posse dos novos dirigentes da UCID está prevista a tarde para domingo, dia em que também terminam os trabalhos do XVIII congresso.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo