Pela primeira vez na história um africano foi galardoado com o mais prestigioso prémio de arquitectura. Diébédo Francis Kéré vive na Alemanha, mas é oriundo do Burkina Faso. O Prémio Priztker reporta a sua arquitectura sustentável.
“Quando me ligaram não acreditei quando me anunciaram o prémio. E quando finalmente percebi houve um sentimento de gratidão. E, ao mesmo tempo, um sentimento de grande responsabilidade. Que alegria, que felicidade receber este telefonema” declarou ao microfone do jornalista Victor Mauriat.
Francis Kéré explicou ainda que quando começou a fazer arquitectura tentou recolher ideias e informações na pré-industria na Alemanha e associá-las com o que se faz no Burkina Faso para criar uma corrente moderna.
“Sempre tinha utilizado matérias locais, disponíveis em abundância, e que não prejudicassem o meio ambiente. Ver este trabalho recompensado por esta fundação com este prémio prestigioso eu digo Ena. Daí eu falar em sentido de responsabilidade para continuar a trabalhar na mesma senda.”
Fonte: Rfi