Pub.
Pub.
Cultura

Prémio de Mérito Teatral vai ser entregue à Companhia Fladu Fla

O Prémio de Mérito Teatral 2022 vai ser entregue à Companhia de Teatro Fladu Fla, que este ano celebra 20 anos de existência. A decisão foi tomada por aclamação e unanimidade em sede de Assembleia-Geral da Associação Artística e Cultural Mindelact. 

A justificação para atribuição deste prémio è que, de acordo com comunicado do Mindelact, esta companhia tem dado um importante contributo para a dinamização das artes cénicas cabo-verdianas, na produção de espetáculos próprios, apoio a causas sociais e na realização do Festival de Teatro do Atlantico, na cidade da Praia.  

Publicidade

A cerimonia de atribuição desta distinção será realizada a 27 de Março, Dia Mundial do Teatro, na cidade do Mindelo, informa, lembrando que esta distinção foi criada em 1999 pela Associação Mindelact para anualmente homenagear um grupo de teatro, particulares, empresas ou instituições públicas ou privadas que se destaquem pelo apoio e contribuição para o desenvolvimento das artes cénicas cabo-verdianas. “O Prémio tem como objectivo principal servir de incentivo para aqueles que, de uma forma ou de outra, tem contribuído para o melhoramento do nosso teatro”, pontua. 

O prémio é representado por uma estatueta em bronze concebida pelo artista plástico Manú Cabral, a partir de um dos elementos que constituem o logotipo da Associação Mindelact, este por sua vez da autoria da artista plástica Luísa Queirós. 

Publicidade

Desde a sua criação já foram distinguidos 22 personalidades e instituições, caso dos grupos Juventude em Marcha e CCP, o investigador Mário Matos, as instituições de formação teatral Escola Salesiana, Centro Cultural Português/ICA e Jornal A Semana/ Rádio de Cabo Verde, Público do Mindelo, actores César Lélis e Fonseca Soares, actrizes Ducha Faria e Elisabete Gonçalves, companhias Craq’Itchod e Otaca. 

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo