Os jovens Patrick Gomes de 26 anos e Rony Francisco de 27, ambos amantes assumidos do paintball, decidiram aliar a sua paixão por esta modalidade desportiva às questões ambientais. Neste sentido, acabam de criar um projecto que denominaram de “Mund Ver”, que propõe valorizar o ambiente aproveitando as deslocações para realizar campanhas de limpezas, plantação de arvores e palestras nos locais onde vão jogar.
Segundo Patrick Gomes, a ideia de fazer algo a favor do ambiente partiu da sua experiência enquanto jogador da paintball, actividade promovida por sua empresa Mindel Elite. “Sempre tive interesse pelas questões do ambiente. Foi com o propósito de implementar as nossas ideias que decidimos criar o projecto ‘ Mund Verd’, que faz parte da Mindel Elite. Estamos a começar agora, mas queremos avançar rapidamente com a realização de campanhas de limpeza, plantação de arvores e palestras versando sobre temas ambientais e envolver cada vez mais pessoas”.
Para o efeito, os dois jovens criaram recentemente uma pagina no facebook e começaram a abordar algumas instituições, designadamente a Câmara de S. Vicente. “Vamos abordar igualmente a Biosfera e outras associações ligadas a1s questões do ambiente porque queremos levar o projecto para todas as ilhas. Começamos apenas eu e o Rony, mas já somos um grupo. Queremos aproveitar as nossas deslocações para jogar painball para mobilizar mais pessoas nas ilhas para participar nas campanhas de limpeza ou plantação de arvores, antes dos jogos.”
Com este projecto, estes jovens esperam ter acesso facilitado aos espaços dos jogos.Aliás, este é um dos motivos que os levou a implementar este projecto, que propõe fazer a sua limpeza e organizar os lugares antecipadamente. “A questão do ambiente foi algo que sempre me fascinou. Decidimos por isso aliar a paixão pelo paintball à preservação ambiental. É uma forma de termos uma sociedade mais limpa”, diz Patrick, que é natural de S. Antão.
Mais para o futuro, estes dois jovens esperam mobilizar parcerias e apoios tanto no país como no estrangeiro por forma a levar este projecto para todo o país. Igualmente, esperam criar núcleos de jovens dedicados às questões do ambiente nos diferentes pontos do país, também eles dispostos a dinamizar iniciativas em prol do ambiente.