Pub.
Desporto
Tendência

CV Open 2022 traz grandes nomes do xadrez mundial para São Vicente

Pub.

São Vicente vai acolher o “Cabo Verde Open 2022”, uma competição internacional de Xadrez, que terá lugar de 22 a 30 de abril próximo e que contará com a presença de alguns dos maiores nomes mundiais da modalidade. A apresentação do torneio foi feita hoje no Mindelo pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, Francisco Carapinha, e testemunhado pelo Presidente do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), Frederick Massa, parceira institucional do CV Open, e do delegado do IDJ para a região norte, Adelino Duarte.

De acordo com Francisco Carapinha, o que se pretende com este torneio é fazer uma grande competição internacional de xadrez que marque a retoma das modalidades desportivas e também do turismo. “Entendemos que o turismo e o xadrez podem, de mãos dadas, contribuir para esta industria tão importante para Cabo Verde. Foi nesta nesta perspectiva que o IDJ abraçou o nosso projecto”, referiu.

Publicidade

Já para o presidente do IDJ, esta competição é mais um passo no sentido certo porque o desporto cabo-verdiano precisa de eventos desta envergadura. “Precisamos de eventos que diversifiquem a oferta, que envolvam toda a sociedade, que consigam trazer mais-valia para a economia, ganhar mais atletas, mais jogadores e massificar a modalidade em Cabo Verde”, afirmou Mbassa, para quem é preciso que se pense o desporto no sentido da sua sustentabilidade e das mais-valias que gerar.

Mas mais, diz, é preciso ter uma visão não só do país, mas também do continente e do mundo. “Temos todas as condições para albergar eventos internacionais e iremos dar o nosso apoio sempre que houver esta obstinação e compromisso para que as coisas corram bem. É neste sentido que apoiamos a modalidade que queira fazer eventos do tipo e o xadrez está a dar passos consolidados para a sua massificação”, frisou, destacando a importância de se ter previsibilidade das competições e acções.

Publicidade

Sobre o torneio, Carapinha fez questão de ilustrar a apresentação com um spot de promoção que, defende, define a modalidade e Cabo Verde e que vai ser passado no país e a nível internacional. Anunciou ainda a confirmação dos nomes de pelo menos oito jogadores de alto nível, caso de Sergey Tiviakov (russo naturalizado holandês), Alina L’Ami (Roménia), Johan Sebastian Christiansen (Noruega), Luís Galego (Portugal), Aleksi Strikovic (Servia), Mauricio Vassalo (Espanha), António Fernandes, Catarina Leite e Carlos Oliveira, os três de Portugal. Lembrou ainda que o torneio contará com a presença de um total de 50 jogadores, incluindo os de Cabo Verde.

Para além destes, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez destacou a presença do bi-campeão nacional de Cabo Verde, Mariano Ortega, que, frisou, dispensa qualquer tipo de apresentação. “Estamos apresentar apenas os titulados, mas temos mais outros não-titulados que também já estão confirmados. Temos ainda a presença do árbitro Carlos Oliveira, que já arbitrou 27 campeonatos do mundo e vai fazer a sua despedida em Cabo Verde. É uma figura ímpar do xadrez internacional, um árbitro de elite e uma grande figura do desporto e da arbitragem do xadrez internacional que vem apitar nosso torneio.” 

Publicidade

De Angola prevê-se a vinda da tri-campeã júnior e a campeã nacional, de um jogador da Nigéria e dois de Moçambique para participar neste open, que conta ainda com o apoio da Federação Internacional de Xadrez. “Houve 110 torneios internacionais no mundo que se candidataram ao programa de apoio da FIX e só 50 foram escolhidos e o nosso foi um deles. Destes, apenas sete são do continente africano. Portanto, estamos na linha da frente com este open”, finalizou o presidente da FCX, não sem antes declarar que este torneio vai conferir normas de mestres internacionais e de grande-mestre da Federação Internacional de Xadrez.

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo