Cabo Verde tem hoje 24 pessoas internadas nos diversos hospitais, uma redução drástica em relação à semana passada em que havia 70 doentes hospitalizados. Destas, sete ainda não estão vacinadas, avançou o Director Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto que fala em “evolução positiva da situação epidemiológica”.
Segundo Jorge Barreto, estão internadas 5 pessoas no Hospital Agostinho Neto na Praia, um deles em situação mais grave; 12 no Dr. Baptista de Sousa, dois em estado mais critico; 3 no Santa Rita Vieira em Santiago Norte, um deles a inspirar mais cuidados; 2 no Ramiro Figueira no Sal, 1 em a demandar mais atenção; 1doente em observação no Centro de Saúde de S. Miguel e 1 na Ribeira Brava, ambas estáveis.
“Neste momento temos cinco doentes a precisar de cuidados mais especiais, o que representa 21% dos doentes internados. A média de idade destes doentes que estão internados é de 64 anos e sete deles não estão vacinados, o que representa 29%. Significa que a maioria dos paciente internados estão vacinados”, detalha o DNS, deixando claro que nesta altura e com uma taxa de cobertura vacinal elevada, dificilmente haverá pessoas não vacinadas entre os doentes hospitalizados.
Barreto chama no entanto atenção para o facto de, entre as pessoas internadas, cerca de 80% estarem estáveis, atribuindo este facto ao papel protetor das vacinas. “Nesta altura, a nossa taxa de ocupação hospitalar esta2 em 27,6%. Vale ressaltar ainda que das cinco pessoas a inspirar mais cuidados, duas não estão vacinadas. A média de idade também é de 65 anos, ou seja, bem acima dos 60 anos “, pontua.
Quanto à evolução da situação epidemiologia, de acordo com Barreto, hoje foram recebidos 526 amostras, que resultaram em 18 casos novos e 58 recuperados. Há 11 suspeitos, dos quais 10 no concelho de S. Miguel e 1 em Santa Catarina de Santiago. “Infelizmente hoje tivemos mais um óbito. Trata-se de um homem de 99 anos do concelho da Ribeira Grande de Santo Antão que não conseguiu resistir as complicações da doença. Também tinha outros problemas de saúde associados”, disse o DNS, que apresentou condolências à família enlutada.
Do total total de 55695 casos positivos já diagnosticados no país, 54761 foram considerados recuperados, 396 faleceram por causa do vírus, 39 por outras causas e 9 foram transferidos. A taxa de letalidade global é de 0,71%.