A Associação Regional de Boxe de São Vicente entregou ontem cerca de 70 quilos de géneros alimentícios ao Centro de Acolhimento de Doentes Mentais, recolhidos no decorrer do campeonato regional, realizado no passado mês de Dezembro. Um gesto de solidariedade de agradou os doentes e que foi enaltecido pela CMSV.
Ao Mindelinsite, o presidente da Associação explicou que conseguiram cumprir com o prometido e foram entregar os alimentos recolhidos, na sequência da campanha realizada no decorrer do regional de boxe de S. Vicente e que contou com cerca de 40 atletas. “A prova aconteceu no mês de Dezembro, mas ainda não tínhamos feito a entrega porque estávamos a espera da diminuição do número de casos positivos na ilha de São Vicente”.
A entrega do donativo foi feita ontem, quinta-feira, por dois representantes da associação e Valdo Reis justifica a escolha deste Centro de Acolhimento, lembrando que em 2019, promoveram uma campanha similar e conseguiram arrecadar mais de 200 quilos de alimentos, que foram entregues ao Lar de Idoso da Ribeira Bote. “Este ano decidimos contemplar o Centro de Acolhimento de Doentes Mentais e, em 2023, pensamos ajudar as crianças vulneráveis, através do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente.”
Apesar de uma diminuição significativa da quantidade de alimentos arrecadados nos três dias do torneio, o presidente da Associação Regional de Boxe diz estar satisfeito porque, mesmo em contexto de pandemia, conseguiram cumprir o objectivo. “O nosso objectivo era ultrapassar a marca de 212 kg do ano de 2019, mas não foi possível. As circunstancias agora são diferentes e também as condições climáticas não foram as melhores porque os dias estavam chuvosos. Por isso, é normal que as pessoas tenham optado por ficar em casa, ao invés de deslocar ao polivalente.”
Para Valdo Reis, os 70 kg de alimentos arrecadados espelham a boa adesão do público mindelense à campanha e a sua alegria é ainda maior pela reação dos doentes mentais e da direcção do centro que, afirma, irão fazer bom proveito do donativo. Um gesto de solidariedade que a Câmara Municipal de S. Vicente enalteceu e agradeceu.
Inaugurado em Janeiro de 2009, o CADM é um espaço de acolhimento e reabilitação sóciofamiliar para pessoas com transtornos mentais crónicos, essencialmente os que deambulavam pelas ruas da cidade do Mindelo. Presta assistência medica e medicamentosa, acompanhamento psicossocial, ocupação de tempos livres e actividades desportivas, sociais e culturais, segundo informações disponibilizadas pela CMSV.