Pub.
Desporto

São Vicente recebe formação de treinadores ligados ao futebol feminino

Pub.

São Vicente recebe a partir desta segunda-feira, 06, o primeiro de dois cursos para treinadores ligados ao futebol feminino, no âmbito do acordo de cooperação entre a Federação Cabo-verdiana de Futebol e a Federação de Futebol dos Países Baixos (KNVB). O segundo curso vai acontecer na Praia.

Em S. Vicente, o curso vai acontecer no Centro de Estágio e terá a duração de cinco dias. Nele participam um total de 25 treinadores das regiões desportivas de Santo Antão – Norte e Sul -, São Vicente, São Nicolau e Sal, num total de 25 participantes escolhidos pelas Associações Regionais.  Já o segundo decorrerá na Praia, de 12 a 17, no Centro Estágio da Federação Cabo-verdiana de Futebol, e recebe os treinadores das regiões desportivas de Boa Vista, Maio, Santiago Norte, Santiago Sul, Fogo e Brava, também, escolhidos pelas respectivas associações. Os cursos serão ministrados pelos técnicos da KNVB, Rob Klein e Nangila Naomi Van Eyck, e coordenados por Neusa Gonçalves, ex-atleta salense.

Publicidade

De recordar que ontem, o presidente da FCF foi reeleito com votos 15 votos das associações regionais de futebol com excepção da de São Vicente e da Associação de Treinadores. Mário Semedo reagiu dizendo estar satisfeito com o acto e também com a votação, o que demostra que as associações fizeram uma boa avaliação dos quatros anos em que esteve à frente da FCF. “Será um mandato de conclusão dos projectos que não conseguimos concretizar, sobretudo por questões ligadas a pandemia, onde praticamente tivemos dois anos sem competições, mas também com novos projectos que temos em carteiras e vamos continuar a empoderar as associações regionais de futebol, os clubes”, afirmou.

Em declarações à imprensa, o recém-eleito presidente da FCF prometeu criar pelouros para que o futsal e o futebol de praia sejam rapidamente implementados no país. Anunciou ainda os projectos em carteira, designadamente o de “futebol solidário”, dirigido aos ex-atletas em situações de dificuldades, e a instalação da escola de futebol da federação, que espera implementar neste novo mandato. Este último, refira-se, está associado à Federação Portuguesa de Futebol. “Temos também o projecto mídia da FCF que vamos implementar e vamos estar também virado para o futebol interno, nomeadamente nos quadros competitivos e na reformulação dos modelos competitivos”, acrescentou.

Publicidade

Mário Semedo, refira-se, encabeçou uma lista única aos órgãos da FCF, o que, a seu ver, é resultado do reconhecimento do trabalho feito ao longo dos anos e que agora ganhou a confiança das associações regionais de futebol e da Associação de Treinadores, que votaram favoravelmente.

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo