Duas toneladas de cocaína foram apreendidas pela Força Naval colombiana, no passado sábado, 7 de agosto, dentro de um narcossubmarino. Segundo a polícia, a embarcação foi intercetada no Oceano Pacífico e dirigia-se para a América Central. A bordo estavam três pessoas.
A droga, avaliada em cerca de 70 milhões de dólares, estava acondicionada em mais de dois mil pacotes de 1 kg de droga encontrados no interior do narcosubmarino. O carregamento, de acordo com a polícia, pertencia a um grupo dissidente da extinta FARC, que actua no Sudoeste da Colômbia.
Orlando Cubillos Chacón, Comandante da Força de Tarefa Contra o Narcotráfico, explicou em conferência de imprensa que “a embarcação, de tipo de semi-submergível, era tripulada por dois colombianos e um estrangeiro e se dirigia para a costa da América Central”.
Outras 2,2 toneladas de narcóticos já tinham sido encontradas na região na última semana. Os grupos criminosos priorizam estas embarcações para enviar drogas para os Estados Unidos, o maior consumidor de cocaína no mundo, segundo um relatório recene da Organização das Nações Unidas.
Já a Colômbia continua a ser o maior produtor de drogas do mundo.
Fonte:Euronews.com