Pub.
Pub.
Atualidade

Até agosto, 52% da população do país deve ser vacinada, acredita Ministro da Saúde

O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, anunciou hoje no Parlamento que, até agosto, 50% da população de Cabo Verde deverá estar vacinada. Mas antes, em julho, toda a população elegível das ilhas do Sal e da Boa Vista, ou seja, maiores de 18 anos, estarão vacinados para permitir a retoma do turismo.

O governante respondia às perguntas lançadas pela deputada do PAICV, Josina Fortes (São Vicente), que pediu informações sobre o processo de vacinação contra a Covid-19 e contra o HPV, durante a sessão extraordinária especial da Assembleia Nacional para apreciação do Programa do Governo e votação da Moção de Confiança. Arlindo do Rosário lembrou que o país recebeu vacinas da AstraZeneca e da Pfizer através da Plataforma Covax, e ainda mais 50 mil doses da Sinopharm (China) e 100 mil da Hungria.

Publicidade

“Isto nos irá permitir que, até final de agosto cerca de 200 mil pessoas terão recebido uma dose de uma das vacinas disponíveis, outras terão completado com as duas doses, tendo em conta que são vacinas que exigem duas doses. Estamos a falar em 52% da população elegível que estará vacinada”, frisou.

Arlindo Rosário realçou que este é um processo que exige envolvimento dos profissionais da Saúde, dizendo que há todo um sistema montado em articulação com a Protecção Civil, Forças Armadas e Ongs. Paralelamente, há um trabalho de comunicação que precisa ser feito, não só pelas estruturas de saúde, mas também por todos os parceiros para que se possa atingir este objectivo, que é de todos. “O que posso dizer é que o processo está a decorrer muito bem e vamos de certeza cumprir a meta de vacinar pelo menos 70% da população cabo-verdiana até o final deste ano”.

Publicidade

Nesta altura, refira-se, Cabo Verde já vacinou 41.616 pessoas contra a Covid-19, ou seja 11% da população, conforme dados do boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde. Destes, 24.169 são idosos que já receberam pelo menos uma das 39.127 doses das vacinas AstraZeneca já administradas. Também já foram imunizados 609 militares, 1.262 agentes da Polícia Nacional, 4.048 doentes crónicos e 977 professores. Ainda: 4264 profissionais de saúde já foram vacinados, representando 97,7% do previsto no Plano Nacional de Vacinação. Destes, 2620 estão totalmente vacinados, ou seja, já receberam as duas doses de vacinas previstas.

HPV suspenso

Relativamente às vacinas contra o HPV, o Ministro da Saúde reconheceu algum atraso, que justificou com todo este processo montado para a vacinação contra a Covid-19. Garantiu, entretanto, que o atraso está a ser equacionado. Arlindo do Rosário fez ainda questão de frisar que as estruturas de Saúde têm estado a administrar vacinas contra outras doenças, deixando claro que o Programa Alargado de Vacinação não sofreu nenhuma alteração.  

Publicidade

Mostrar mais

Constanca Pina

Formada em jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ). Trabalhou como jornalista no semanário A Semana de 1997 a 2016. Sócia-fundadora do Mindel Insite, desempenha as funções de Chefe de Redação e jornalista/repórter. Paralelamente, leccionou na Universidade Lusófona de Cabo Verde de 2013 a 2020, disciplinas de Jornalismo Económico, Jornalismo Investigativo e Redação Jornalística. Atualmente lecciona a disciplina de Jornalismo Comparado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo