Cabo Verde recebe às 11h40 desta sexta-feira 31200 vacinas contra a Covid-19. Esta informação foi avançada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. Rui Figueiredo Soares realçou que a chegada das vacinas ao país é resultado de uma parceria entre o Governo e a CEPI – Coligação na Inovação na Preparação para a Epidemia, GAVI – Aliança Global das Vainas e OMS -Organização Mundial da Saúde, junto com a Unicef, Banco Mundial e outros parceiros.
As vacinas serão recebidas no Aeroporto Internacional da Praia pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares, e da Saúde, Arlindo do Rosário. Esta nova doação ocorre numa altura em que mais de 24 mil pessoas em Cabo Verde já receberam pelo menos uma dose de vacina, graças às 24 mil doses de AstraZeneca recebidas a 12 de março e as 5850 da Pfizer que chegaram ao país no dia 14, no âmbito do mecanismo Covax, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa garantir uma vacinação equitativa contra o novo coronavírus.
Para além destas 31.200 vacinas, Cabo Verde aguarda com ansiedade o envio das 100 mil doses da vacina AstraZeneca oferecidos pela Hungria, conforme anúncio recente do Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. Paralelamente, as autoridades do país estão a negociar a entrega de 300 mil doses da vacina chinesa, dos quais 50 mil serão doadas. Ainda, dentro do mecanismo Covax, o país tem atribuído mais de 80 mil doses da vacina da AstraZeneca.